Compartilhe este texto

Quando a censura tem o disfarce da Justiça no Amazonas


Por Raimundo de Holanda

01/11/2017 21h11 — em
Bastidores da Política



"As informações contidas nos meios de comunicação devem ser verdadeiras, corretas e de interesse  público". Este é um dos trechos da decisão do juiz Diógenes Pessoa Neto, que determinou a retirada das matérias relativas ao vídeo no qual um desembargador aparece supostamente participando de uma sessão de sexo virtual. Tudo o que o Portal do Holanda divulgou foi verdadeiro, correto e de interesse público.

Correto porque mostrou as circunstâncias nas quais o vídeo teria sido gravado. Verdadeiro porque se pautou em informações legais, que revelaram as consequências geradas e medidas adotadas inclusive pelos órgãos de segurança e informação. E foi de interesse público porque envolvia a figura de um homem público, servidor da justiça e, portanto, pago pela sociedade. 

Portal do Holanda, que não publicou o vídeo, retirou imediatamente as matérias em respeito à decisão judicial, mas discorda frontalmente da maneira como juízes se sentem no direito de dar aula de liberdade de expressão. De censurar sem ler os textos contestados. 

Portal do Holanda sabe de seus limites e da responsabilidade que tem com a informação. E o caso envolvendo o desembargador é uma informação importante porque o personagem é um servidor público de alta patente, empregado da justiça, e, repetimos, pago pela sociedade.  

Portal do Holanda tem sido alvo de medidas judiciais estranhas. Numa delas outro magistrado diz, sobre texto de opinião, que cabe à imprensa informar e não fazer juízo de valor. Ora, a Constituição é clara ao assegurar a liberdade de informação e de opinião. É isso que fazemos. É isso que continuaremos a fazer, apesar da forte censura do Judiciário.

Projetos aprovados

Dois projetos encaminhados pelo governador Amazonino Mendes tramitaram e foram aprovados ontem tranquilamente no plenário da Assembleia Legislativa. A criação do regime único da previdência estadual e da Frente de Combate à Corrupção.

UEA tonificada

Depois de 15 anos de suas últimas viagens ao interior para entregar obras do governo, Amazonino Mendes retoma ainda neste mês de novembro a ‘rotina’ que o levou aos municípios amazonenses centenas de vezes em seus três mandatos passados.

@@@

E vai para colocar em funcionamento novos núcleos de sua maior obra, a UEA. Apuí, Parintins, Santo Antônio do Içá e Tefé ganharão sedes que somam R$ 17 milhões de investimentos.

Apenas 16 anos

Nos seus 16 anos de existência, a UEA tornou-se uma obra educacional ímpar no mundo em regiões isoladas, desde que seu primeiro vestibular ‘explodiu’ com 160 mil participantes.  

Lula em Manaus

Petistas amazonenses se reuniram para tratar da vinda de Lula a Manaus, prometida desde a campanha eleitoral, mas alguém ‘escorou’ o cotovelo no botão da máquina de lavar, que estava cheia de roupa suja. Esqueceram Lula no bate boca e Lula pode não vir a Manaus.

Arthur e o Brasil 

Focando no plano econômico que tirou o Brasil da crise no início da década de 1990, o Plano Real, o prefeito Arthur Neto disse que o país  está saindo desta crise e que precisa se preparar para o futuro com um governo saído da Amazônia.

@@@

“A água será, daqui a bem pouco tempo, o bem de maior valor econômico do mundo”, afirmou, só para mostrar a importância da região para o país e para o planeta.

CPRM  com cara nova

Contador de profissão, o ex-prefeito de Benjamin Constant, José Maria da Silva Maia, o Baía, assumiu, na manhã de ontem, a Superintendência do CPRM (Serviço Geológico do Brasil) no Amazonas.

E o retroativo, David ?

Da tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado Belarmino Lins (PROS) cobrou do seu colega de Mesa Diretora, David Almeida (PSD), o pagamento do retroativo (março a novembro) referente à data-base de 2017 dos servidores efetivos. Ontem, o plenário da Casa aprovou o pagamento de 4,61% aos servidores, mas sem o retroativo.

Lábrea, um inferno

A criação de um Batalhão da PM, de 60 homens, em Lábrea, conforme o deputado Cabo Maciel (PR), é necessário para o combate ao tráfico de drogas no município. “Lábrea é um corredor de entorpecentes, tem só 25 policiais, um delegado e um investigador, está um inferno”, afirma Maciel.

Investigação

Segundo o deputado Serafim Corrêa (PSB), precisam ser investigados  os incidentes de Humaitá, onde agentes do Ibama tocaram fogo em 40 balsas e garimpeiros incendiaram as sedes do Ibama e do ICMbio. “As balsas poderiam conter mercúrio e, se o metal atingiu o fundo do Madeira, quem deveremos responsabilizar pela tragédia senão o próprio Ibama ?”, indaga.

Novo vice-líder

O governador Amazonino Mendes comunicou à Assembleia Legislativa a substituição do deputado Josué Neto (PSD) pelo tucano Donmarques Mendonça no cargo de segundo vice-líder do governo no Parlamento Estadual.

Siga-nos no

ASSUNTOS: censura, justiça, sexo

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.