Compartilhe este texto

Pré-candidatos ao governo correm na chuva sob risco de derrapagem


Por Raimundo de Holanda

31/05/2017 21h32 — em
Bastidores da Política



Com os pré-candidatos de ‘ponta’ assombrados por delações da Lava Jato, a sucessão do ex-governador José Melo se tornou uma corrida na chuva com o safety car no controle. Ninguém arrisca perder a posição e todos seguem em velocidade de segurança.

O governador interino David Almeida ensaiou uma ‘arrancada’, mas estancou, e agora evita falar em candidatura. Já fala medindo o tempo do seu governo em poucos meses.

O senador Eduardo Braga vem dando  ‘tratorada’, mas os bastidores de Brasília são um campo minado para ele, e tem lhe causado perdas de alianças preciosas.

Marcelo Ramos bate em todas as portas atrás de um cafezinho e um papo de namoro, mas permanece ‘travado’ pela indecisão do dono do PR, Alfredo Nascimento.

Diante da indecisão geral, o velho cacique Amazonino Mendes circula ‘livre’ nos boxes das escuderias. Com experiência sobrando, dá conselhos, sem arriscar ultrapassagens perigosas.

A ex-superintendente da Suframa, Rebecca Garcia surge como potencial candidata ao mandato tampão de governador. Tem a favor o fato de ser mulher, ter o nome limpo e representar ‘renovação’.

REAÇÃO CONTRA REFUGIADOS

O Conselho Comunitário do Coroado reagiu à transferência, marcada para hoje, dos refugiados venezuelanos que se alojaram embaixo do viaduto de Flores, para as instalações do Projeto Cidadão, no bairro.

@@@

Ontem membros do CDCC procuraram o deputado Sinésio Campos para reclamar que os conselheiros não foram consultados pelo governo sobre a instalação dos venezuelanos no prédio.

GENTE DA GENTE...

A inclusão de produtos oriundos da agricultura familiar no interior pelas empresas que fornecem alimento aos presídios estaduais, foi sugerida pelo deputado Sidney Leite ao governador David Almeida. “Isso vai dar fôlego aos agricultores para produzirem mais.”

MAIS CARGOS, NEM PENSAR

A proposta de criação de cargos na DPE sem especificar as fontes de recursos para o suprimento dos mesmos, levou o deputado Serafim Corrêa a pedir a retirada do projeto da pauta de votação da Assembleia.

@@@

“Criar cargos sem dizer de onde vai tirar o dinheiro é gerar uma bomba para nós e para o Executivo”, disse. Ele vai apresentar PEC tirando 1% dos 3% de repasse do TCE, para aumentar os 1,05% da DPE para 2,05%.

BRIGA PELO COMANDO DA PGR

O amazonense Carlos Frederico dos Santos é um dos candidatos a uma lista tríplice para a definição do nome que substituirá Rodrigo Janot no cargo de procurador-geral da República.

@@@

Ao todo, são sete candidatos, todos prometendo  a continuidade da Operação Lava-Jato e a ampliação da defesa dos direitos humanos.  Frederico também é favorável ao fim do foro privilegiado por prerrogativa de função e sugere a análise preliminar de práticas de caixa dois, como opção para evitar o acúmulo de ações no Supremo Tribunal Federal (STF).

ALEAM DESCARTA POLICIAIS

Sob pressão da peemedebista Alessandra Campêlo, o secretário-geral da Assembleia Legislativa, deputado Sabá Reis (PR) disse que a instituição está disposta a devolver para as ruas 71 policiais militares lotados na Casa Militar e em vários gabinetes de parlamentares.

FARRA NOS PODERES

Sabá Reis estima em 800 o número de policiais á disposição da Aleam, Tjam e MP, mas essa  conta chega a 1000, contemplados com benefícios especiais.

SEGURANÇA ARMADA

Em meio ao fogo cerrado das manifestações, ontem na Aleam, sobre a onda de insegurança na cidade de Manaus, o deputado Serafim Corrêa (PSB) defendeu a volta da segurança armada nas escolas públicas.

No âmbito da capital, a vigilância havia sido implantada por ele quando prefeito de Manaus (2005/2008). Depois, seus sucessores revogaram a medida, substituindo-a por câmeras de monitoramento.

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonino, Braga, Rebecca

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.