A polêmica vitória do Garantido
Todo perdedor tem uma desculpa para fracassos eventuais, mas no caso do resultado do Festival Folclórico de Parintins, a denúncia de que dois jurados eram acusados de irregularidades em festivais anteriores e tinham notória preferência por um dos bois, é muito séria.
Caso confirmada, fica claro a falta de critérios na escolha da banca julgadora, e que impugnações ocorridas na definição dos jurados, durante o processo que antecede a disputa, devem ser levadas em conta. Isso remete á necessária e inadiável alteração no critério de escolha dos jurados.
Como vem sendo feita, através de edital, no qual se exige currículo (LATTES) "formação acadêmica, com experiência em avaliação de eventos culturais com ênfase no bloco de julgamento escolhido" é muito burocrática, pouco prática e favorece a escolhas equivocadas.
Melhor seria convidar pessoas com notório saber, experientes em avaliar desempenhos artísticos e largamente respeitadas no País.
Ao levantar suspeita sobre o comportamento de alguns jurados, o Caprichoso coloca em xeque não apenas o resultado que lhe foi desfavorável, mas todo o festival.
ASSUNTOS: Caprichoso, Festival de Parintins, Garantido

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.