Partidos mobilizados para 2026
Trinta dias depois das eleições municipais deste ano, os partidos já se mobilizam para as eleições de 2026. O Amazonas terá duas vagas de senador - o cargo mais cobiçado depois de governador - abertas com o fim dos mandatos de Eduardo Braga (MDB) e Plínio Valério (PSDB).
Como o eleitor vai votar duas vezes para senador, as chances de Braga podem diminuir drasticamente, com a provável entrada do governador Wilson Lima e do coronel Menezes na disputa.
Embora com uma boa participação nas comissões técnicas do Senado, com destaque para a relatoria da reforma tributária, Braga sofre da falta de empatia.
Essa dificuldade do senador de se conectar com as pessoas por pouco não o tira do Senado em 2018, quando ficou na iminência de perder a vaga para Luiz Castro (REDE).
A votação do senador em Manaus foi pífia, mas sua vitória veio do interior, onde mantém redutos eleitorais sustentáveis, o que não lhe garante a reeleição.
Para se reeleger, Braga vai depender da força de David Almeida e Omar Aziz, que embora provavelmente venham a se colocar em campos opostos na disputa do governo, têm o senador como aliado.
Há uma outra questão que deve entrar na contabilidade dos partidos políticos, acostumados a eleger e reeleger tubarões. O eleitorado está mudando, a sociedade em transformação.
Nada mais é como foi em anos passados
ASSUNTOS: Eduardo Braga, eleiçoes 2026, governo do amazonas, SENADO
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.