Compartilhe este texto

As ovelhas que não seguiram Silas


Por Raimundo de Holanda

03/10/2016 23h03 — em
Bastidores da Política



Silas Câmara, terceiro colocado nas eleições para a prefeitura de Manaus, revelou  que foi procurado pelos dois candidatos ao segundo turno, mas que vai “esperar uma decisão do partido”, que por sinal é comandado por ele mesmo. 

O deputado obteve 115,7 mil votos,  45 mil a menos do que registrou quando disputou a vaga de deputado federal em 2014 (160,2 mil). 

Na verdade, não encolheu no nivel de Hissa Abrahão ( 115.702 votos em 2014 para deputado federal  e apenas  27,506 para prefeito. Lógico que em cenário reduzido: a cidade de Manaus, mas com concentração maior de eleitores e onde  conquistou expressiva votaçao há dois anos. 

Quem cresceu mesmo, proporcionalmente, foi José Ricardo. Em 2014 ele obteve 27,5 mil votos para deputado estadual e na disputa da preifeitura de Manaus este  ano alcançou surpreendentes 113,9 mil votos. 

No curral de Silas deixaram de votar nele cerca de 100 mil evangélicos ( a igreja Assembleia de Deus, dominada por sua familia, tem 208.774  membros adultos em Manaus, portanto em idade de votar,  segundo dados do Censo de 2010). 

Portanto, a comemoração de Silas por ter obtido o terceiro lugar na verdade esconde uma frustração com suas ovelhas. A maioria não o conhece ou não quer conhecer. No segundo turno, seguirão  o pastor da escolha  delas mesmo, sem as costumeiras intromissões da Igreja na vida pessoal de seus membros.

VOTAÇÃO DE ARTHUR 

Com os 364.485 votos obtidos no primeiro turno da eleição em Manaus, o prefeito Arthur Neto ficou atrás apenas 21.370 votos em relação ao placar de 385.855 votos, que obteve no primeiro turno em 2012; no segundo turno chegou a 603.483 votos.                                                                    

PTN PEDE PASSAGEM 

O  PTN é um partido em ascensão no Amazonas. Repetindo  2012, a legenda quebrou paradigmas e elegeu novamente um grande número de parlamentares à Câmara Municipal de Manaus. No interior do Estado, também superou as expectativas, afirma o deputado Abdala Fraxe, comandante regional e do partido.

Abdala assegura que o PTN agora tem bala suficiente para levar em frente seu projeto de eleger dois deputados federais em 2018. “Temos muita garra e os nossos valetes de ouro estão na mesa”, expressa ele.

CACIQUES DE VOLTA

As urnas de domingo trouxeram de volta ao poder alguns velhos caciques da política interiorana e também marcou a tentativa de retorno de outros dinossauros.

@@@

Em Novo Airão, o ex-deputado estadual Wilton Santos deu um banho de votos em seus adversários e agora vai cumprir o seu quarto mandato na terra do boto e do peixe-boi.

@@@

No baixo Amazonas, a família Falabella fez barba, cabelo e bigode. Em São Sebastião do Uatumã, Falabella vai comandar novamente a prefeitura local e em Urucará Enrico Falabella destronou o prefeito Felipe Cabeça Branca. É o mais novo membro de uma dinastia construída pelo falecido Pedro Geraldo Falabella, dono de cinco mandatos em Urucará. 

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonas, eleições 2016, igreja assembleia de deus, Manaus, silas camara

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.