Siga o Portal do Holanda
Procuradores  terão que optar entre as maçãs e a vovozinha O PGR E BOLSONARO

Procuradores terão que optar entre as maçãs e a vovozinha

Publicado

em

O namoro escancarado entre o Procurador Geral da República, Augusto Aras,  e o presidente Bolsonaro escandaliza o Ministério Público. E com  razão. Mas a sugestão feita por procuradores para que a lista tríplice passe a ser um requisito constitucional,  é carregada de riscos. Mudar a regra do jogo via emenda à Constituição é o caminho correto, mas abre uma janela para que parlamentares comecem a podar a autonomia da instituição.

Se podem emendar a Carta para tornar obrigatória a escolha do Procurador da República entre os votados pelos membros da MP,  por que não avançar sobre a independência funcional, a irredutibilidade de vencimentos, a inamovibilidade e outras matérias de interesse de procuradores e promotores?

Nunca é demais lembrar que o Congresso é um ambiente hostil. Os lobos podem ficar interessadíssimos em comprar a idéia, “vendida” pelos procuradores, de  assegurar espaço constitucional à vovozinha da PGR.

Podem achar que é a hora do revide. E ficarem  a espreita, aguardando a oportunidade de comer as maçãs (direitos conferidos a promotores e procuradores) que os chapeuzinhos vermelhos carregam em suas cestas.

É um risco que os procuradores correm em momentos turbulentos, nos quais prevalecem interesses nem sempre republicanos. 

Como na história infantil, talvez seja melhor deixar a vovozinha a mercê do único lobo que apareceu até  agora e garantir as maçãs.


+ BASTIDORES DA POLÍTICA

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.