Compartilhe este texto

O poder dos caciques no pré-jogo eleitoral no Amazonas


Por Raimundo de Holanda

21/05/2018 19h45 — em
Bastidores da Política



Os quatro caciques com poder de ‘mando’ no tabuleiro eleitoral ainda se movimentam em clima do pré-jogo. Embora pareçam formar dois grupos apenas, dois de cada lado, evitam falar de coligação definitiva. Acima de alguns de seus integrantes, a Lava Jato paira com uma foice e o poder de mudança.

Por enquanto, os discursos são de afinamento entre semelhantes, porém não deixam nenhuma expectativa de ‘escalação’ final para o jogo, que começa após as convenções.

Amazonino e Eduardo Braga, Omar e Arthur Neto são todos homens experimentados e só um deles ainda não governou o Estado. Não vai poder concorrer, mas tem grande peso eleitoral.

Até o dia 5 de agosto, quando estiverem ‘seladas’ as alianças, as pré-campanhas vão correr soltas, mas os escalões menores de cada tribo viverão a incerteza do jogo das retóricas.

BLAIR NA EUROPA

A empresária Nair Blair, algoz do ex-governador José Melo em seu processo de cassação, pediu autorização da Justiça para ir à Europa no final do mês. Blair pretende visitar parentes nas cidades de Bruxelas e Finnsnes, na Bélgica e na Noruega, respectivamente. O juiz federal Leonardo de Miranda Fernandes está analisando o pedido.

JUSTIÇA LEVADA Á SERIO 

O Sinetram conseguiu ontem que a presidente do TRT da 11º Região, Eleonora de Souza Saunier, desse liminar suspendendo a greve dos rodoviários marcada para amanhã. Se vão cumprir, é outra história. Já trataram a justiça com descaso 75 vezes desde o ano passado.

@@@

Desta vez, além de multas pesadas, a magistrada determinou o uso de forças policiais para manter os sindicalistas desobedientes longe dos terminais, caso haja necessidade.

"NEM GILBERTO GIL”

Anunciado na semana passada pelo deputado-presidente da Assembleia Legislativa, David Almeida (PSB), acabou não acontecendo ontem o depoimento do ex-titular da Seinfra Gilberto de Deus na Comissão de Obras, Patrimônio e Serviços Públicos (COPSP) do Poder. “Nesse  sentido, não houve e não há nada na pauta, nem Gilberto de Deus e nem Gilberto Gil”, disse um assessor da Comissão à coluna.   

VIOLÊNCIA SEXUAL

Encerra nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa, o IV Seminário Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, promovido pelo deputado Luiz Castro (Rede). O evento debate, dentre outras coisas, a fragilidade dos aparelhos de Estado no combate à violência sexual contra menores de idade.

PRESÍDIOS INTERIOR

O governador Amazonino Mendes (PDT) informou que estão em processo de licitação a construção de cinco presídios no interior do Amazonas. As cidades que deverão sediar as novas unidades prisionais são Parintins, Itacoatiara, Maués, Tefé e Eirunepé. 

MAGISTRADOS AMEAÇADOS

Um estudo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) identificou 110 magistrados sob ameaça no País em 2017. Todos estavam sob proteção de autoridades. Em 97% dos casos, o desempenho profissional dos juízes tem relação com a ameaça. A pessoa responsável pela potencial agressão é conhecida do juiz em 65% das situações.

@@@

A maior parte dos ameaçados pertencem à Justiça Estadual – 97 deles trabalhavam em algum Tribunal de Justiça. Quase todos magistrados sob ameaça (95%) trabalham em alguma vara da primeira instância; apenas 5% deles são desembargadores. O estudo foi realizado pelo Departamento de Segurança Institucional do Poder Judiciário (DSIPJ/CNJ), criado em maio de 2017. 

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonino, Braga, omar

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.