O calor como castigo
- O mundo está mudando, mas nossos hábitos continuam os mesmos: matamos os igarapés todas as vezes que jogamos copos, garrafa e resto de alimentos. Estamos privando nossos filhos de um bem maior no futuro: a água
A temperatura voltou a subir neste domingo. Chegou perto de 38 graus em Manaus. O verão sempre foi quente, mas não como agora. Por enquanto suportável, apesar das quedas de energia e da falta d’água em alguns bairros da cidade.
Cientistas dizem que a temperatura pode continuar subindo, mas não deve chegar a 51 graus, como na China. As notícias não são boas para os amazônidas.
Estudos meteorológicos preveem menos chuva no próximo inverno e o calor predominando. Os temporais, isolados, com potencial destruidor vão aparecer aqui e ali, provocando estragos.
O mundo está mudando, mas nossos hábitos continuam os mesmos: matamos os igarapés todas as vezes que jogamos copos, garrafa e resto de alimentos. Estamos privando nossos filhos de um bem maior no futuro: a água.
Somos partes desse desastre. Responsabilizamos empresas que desmatam. E com razão. Mas cortamos as árvores do nosso quintal, as fruteiras apenas porque a presença dos pássaros em bando incomoda.
Somos parte dessa tragédia, cujos sinais estamos sentindo agora, mas que recairá de forma pesada e cruel sobre nossos filhos.
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.