O barco está afundando
O Brasil que nós vemos no noticiário caminhando para o abismo não é o Brasil da periferia, que já foi engolido pela alta dos preços e pelo desemprego. O Brasil politico da TV, dos panelaços da classe média vai afundar sim. Mas é o terceiro andar de um barco onde a base foi esmagada pelo peso da corrupção. O que vai sobrar desse País daqui a um ano ninguém sabe. Talvez a melhor retrospectiva seja a de mais um presidente afastado pelo Congresso e um ex-presidente asilado em um País vizinho. Sim, porque a ideia indisfarçável de ver Lula preso é evidente. Relacionar o ex-presidente a negócios escusos com empreiteiras pode não ser tão difícil. Mas num País onde há escassez de lideres – Lula ainda é um nome politicamente forte. Não vai ser fácil colocar as mãos nele. Haja provas ou não.

O pior cenário para um futuro próximo será Lula usar esse prestígio junto às classes c e d para dividir o País. Ou chamar os 50 mil militantes do MST, comprovadamente armados e fiéis seguidores, para um enfrentamento contra o que tem chamado de golpismo. O amanhã nunca foi tão incerto como agora, (RH)
SEM MANDATOS
Está na pauta da próxima reunião do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas o julgamento da ação de impugnação de mandato do Ministério Público Eleitoral contra Luiz Fernando Sarmento Nicolau e Luiz Ricardo Saldanha Nicolau. Outra pendência da mesma natureza que será julgada é contra o ex-deputado Sabino Castelo Branco.
PERDERAM COTAS
A juíza da 61ª Zona Eleitoral do Careiro da Várzea, Fabíola de Souza Bastos, considerou como não prestadas as contas dos partidos políticos PSDC, PRP, PTB, PSD, com diretórios municipais naquela cidade. A juíza também cortou o repasse de cotas do Fundo Partidário a esses partidos.
INDEFENSÁVEL
O vereador Waldemir José (PT) se deu mal na sexta-feira, 7, ao comentar em rede social que o programa de propaganda partidária de seu partido, exibido na noite de quinta-feira,6, foi “muito bom”. Em comentários à sua postagem, eleitores pediram que ele saia do PT, entre esses, uma foi mais incisiva: "se Zé continuar no PT, perde a eleitora e os votos da família" que, diz ela, "não é pequena".
MAIS VERBAS
O conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Estado, Josué Filho, divulgou alerta nesta sexta-feira, 7, indicando ao governo do Estado a necessidade de aplicar o mínimo legal na área de educação, que é de 25%. Até o fim de junho as aplicações na área foram de R$ 909,59 milhões, representando 20,81% do exigido.
ESSE CUNHA...
Na Câmara dos Deputados, as contas dos ex-presidentes ganharam uma super pedalada no início da noite de ontem. O presidente Eduardo Cunha fez votação em tempo recorde de algumas contas com mais de 20 anos, como as de Itamar Franco, do exercício de 1992, que foram votadas em apenas 40 minutos, além das de FHC, do exercício de 2002, votadas em 45 minutos. As contas da presidente Dilma Rousseff ainda dependem do TCU para serem analisadas pelo Congresso.
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.