Compartilhe este texto

Manaus na mira de terroristas


Por Raimundo de Holanda

15/07/2016 23h45 — em
Bastidores da Política



Além da preocupação com terroristas de outros países, as autoridades temem pelos alertas falsos de bomba, que tem se alastrado nos últimos dias, especialmente em Manaus. Isso também é terrorismo. O anúncio da existência de suposta bomba em local lotado de gente pode ser o início de uma tragédia, com corre-corre, gente pisoteada e mortes.

Por ser uma das sub-sedes dos jogos Olimpicos, Manaus é  foco de atenções internacionais e enquadrada como possível alvo de atos de terrorismo.  Depois do atentado de ontem em  Nice, França, autoridades brasileiras começaram a revisar o plano de segurança para os jogos. O alerta veio do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sérgio Etchegoyen,  ao afirmar  que, diante do ataque em Nice, seria uma "monumental irresponsabilidade" se o governo brasileiro não revisasse os procedimentos que serão adotados para os jogos no Rio e em outras cidades   Não é para menos. Além da preocupação com terroristas de outros países que já podem estar em território nacional, as autoridades temem pelos alertas falsos de bomba, que tem se alastrado nos últimos dias, especialmente em Manaus. Isso também é terrorismo. O anúncio da existência de suposta bomba em local lotado de gente pode ser o início de uma tragédia, com corre-corre, gente pisoteada e mortes. Não é brincadeira. É coisa séria que o brasileiro tem que repensar antes de qualquer ideia de espalhar boatos, pregar trotes ou plantar bombas falsas pelas esquinas das cidades..  A responsabilidade pela segurança das pessoas e grupos que participarão ou assistirão os jogos olímpicos é de cada brasileiro. Se todos estiverem juntos, compromissados com o esporte e a paz, o terrorismo não prevalecerá. (Raimundo Holanda)

PRAZER & TRANQUILIDADE

“Não estou aqui sob pressão, como disse ontem um jornal. Aliás, eu venho com prazer e na mais absoluta tranquilidade de quem está disposto a dar uma contribuição para tirarmos o Brasil da crise e fazer dele um país grande, de novo, e gerar emprego.” A declaração é do ministro Marcos Pereira, do Ministério do Desenvolvimento, Comércio Exterior e Serviços, durante a 274ª reunião do CAS, na Suframa, na sexta-feira, 15.

REBECCA FICA

O ministro Marcos Pereira também confirmou a economista Rebecca Garcia, que não estava presente, no cargo de superintendente da Suframa e disse que ela justificou a ausência no evento. Na reunião, Marcos Pereira garantiu seu compromisso pessoal “para ajudar no que for possível” o modelo Zona Franca de Manaus, além de garantir sua presença nas próximas reuniões do CAS, a menos que seja convocado pelo presidente Michel Temer.

PREFEITURAS NA MIRA DO TCE

O desempenho dos prefeitos municipais agora vai ser medido pelo Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) e quem vai defini-lo é o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). Com este fim, o presidente da corte, Ari Jorge Moutinho da Costa Júnior, criou comissão com três membros para consolidar os números de cada município.

JOSUÉ ZERA A PAUTA NA ALEAM

O presidente Josué Neto conseguiu zerar a pauta de matérias da Assembleia Legislativa, antes do recesso parlamentar, consolidando a prática de sua administração de promover o diálogo como caminho para vencer os obstáculos na votação de matérias polêmicas. Diante do impasse na reivindicação do Poder Judiciário e seus órgãos auxiliares, o MPE e a DPE, de aumentar o índice do repasse constitucional para os seus respectivos orçamentos na LDO de 2017, Josué conduziu reuniões diárias durante a semana para ‘ajustar’ os interesses com as possibilidades financeiras do governo.

Por duas vezes na semana Josué suspendeu a votação da LDO para colocar frente a frente os deputados e os dirigentes do TJAM, Flávio Pascarelli, do MPE Fábio Monteiro e da DPE, Rafael Barbosa, ao mesmo tempo em que negociava com o governador José Melo o formato final do ajuste.

PSDB DEFINE PRÉ-CANDIDATOS

O presidente de honra do PSDB do Amazonas, Arthur Virgílio Neto será a estrela do encontro que o Diretório Municipal do partido realizará hoje, a partir das 9h, para definir e lançar seus pré-candidatos para as eleições deste ano. Com Arthur na condição de candidato natural à reeleição para a prefeitura de Manaus, a grande expectativa na sua aliança de governo é o nome do vice da chapa, cargo no qual estão ‘de olho’ aliados de A a Z. E por uma razão já conhecida: se reeleito, o prefeito deve seguir o projeto político de se candidatar ao Senado em 2018, deixando o vice no cargo. Mas a expectativa para a reunião que vai acontecer no Hotel Taj Mahal, no Centro, é que essa definição .

 

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: Manaus, nice, olimpíadas, terrorismo

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.