Compartilhe este texto

Justiça pune desembargador que ficou com salário de servidora


Por Raimundo de Holanda

19/10/2017 22h01 — em
Bastidores da Política



Não é nova a denúncia  de que um politico, um magistrado ou um governante empregou funcionários com a condicionante de o salário ser compartilhado com ele. Aqui e ali a história se repete. Mas a justiça está mais atenta. Agora rolou a cabeça do desembargador Mauro Campello, do TJ de Roraima. A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça determinou o  afastamento imediato do desembargador, por recomendação do ministro Mauro Campbell Marques, relator do caso.

Campelo foi condenado à perda do cargo, no último dia 4, acusado de exigir parte do salário de uma servidora, como contrapartida para nomeá-la em cargo comissionado. Isso quando ele ainda era presidente do TRE de Roraima. Essa é uma história que você já ouviu por aqui, mas que não terminou com cabeças cortadas. O que mudou foi a justiça, renovada com  nomes como Campbell Marques e outros magistrados, de olho na Lei e nas aspirações da sociedade por justiça. 

Emgeco investigada

A construtora Emgeco está sendo investigada pelo Ministério Público Federal, que apura a responsabilidade da empresa por dano ambiental  resultante de intervenção em  área de preservação permanente, localizada   entre o Conjunto Beija-Flor e o Conjunto dos Subtenentes, nas extremidades da rua Macunaíma, no bairro de Flores. 

Josué solta o verbo

O deputado Josué Neto não gostou da quebra de palavra do colega Dermilson Chagas, lider do governo, que havia assumido o compromisso de votar em seu nome para lider   da maioria e acabou fechando com Vicente Lopes. Josué foi duro com Chagas, chamando-o de moleque. Mas não rompeu com o governo. “Rompi com o Dermilson,  pela  falta de palavra”, disse Josué à coluna.   

Polícia Política

A superlotação de políticos no reduto eleitoral das polícias civil e militar começou a gerar ciumeira. O ‘olho gordo’ caiu sobre o novato Donmarques, um dos quatro deputados da ‘bancada da bala’.

Don andou ‘agregando’ entidades da classe ao governo de Amazonino e despertou a ira dos três colegas do contra: Cabo Maciel, Alessandra Campêlo e Platiny Soares.

Arthur com os prefeitos

Durante a palestra no Encontro de Prefeitos do Amazonas, o prefeito Arthur Neto defendeu a união entre os municípios para enfrentar a crise. Ele disse que vai buscar todos os acordos de cooperação técnica possíveis entre a capital Manaus e as prefeituras do interior.

@@@

O governador Amazonino Mendes enviou ao encontro seu articulador político Sidney Leite, que conversou sobre a reforma administrativa em andamento.

Manaus 2030

O programa de planejamento estratégico “Manaus 2030”, que prevê as ações para os próximos 12 anos, ganhou o reforço da equipe do Banco Mundial. Ontem o prefeito Arthur Neto falou aos técnicos do banco e da prefeitura sobre o conceito de infraestrutura resiliente.

Medalhas e festa

Professores e outros profissionais da educação tiveram ontem seu dia de festa e medalhas no plenário da Assembleia Legislativa. A sessão solene de outorga da Medalha “Professora Ignês de Vasconcelos Dias” mobilizou os educadores estaduais, municipais e das escolas privadas.

Governo vai rever tudo

De acordo com o deputado Dermilson Chagas (PEN), o governador Amazonino Mendes enviará mensagem a Assembleia Legislativa pedindo a retirada de dez matérias em tramitação na Casa envolvendo a administração do ex-interino David Almeida.. Amazonino quer analisar tudo.

Servidores na Justiça

Oitenta servidores ingressaram no âmbito do TJAM contra a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Eles pleiteiam indenização sobre o retroativo referente a data-base atrasada há dois anos. A Mesa quer pagar apenas o período de 2017 (4.69%), deixando para trás 2016 (11,06%).

CCJ interfere

Conforme o deputado Belarmino Lins (PROS), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da ALEAM sugeriu à Mesa Diretora da Casa a realização de estudos visando o pagamento da data base dos servidores efetivos (ativos e inativos) compreendendo os períodos de 2016 e 2017. Todos os parlamentares membros da CCJ apoiam a sugestão.  

Dia“D” nesta sexta

Hoje será o “dia D” das negociações entre os servidores da ALEAM, o sindicato SINDILEGISLAM e os membros da Mesa Diretora do Poder. Nos bastidores, o clima não é nada amistoso.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Mauro Campbell, roraima, STJ

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.