Compartilhe este texto

Falta extintores em Manaus, mas Detran multa indiscriminadamente


Por Raimundo de Holanda

03/01/2015 0h07 — em
Bastidores da Política



Apesar do protesto de motorista com a nova exigência para uso de extintores ABC com capacidade de apagar incêndios de sólidos, papéis, madeiras e tecidos, a Portaria com a nova medida é de 2004 e houve dez anos para adaptação e uso. Carros que saíram das fábricas a partir de 2006  já traziam esses equipamentos.  Como têm validade de seis anos, só precisa renovar quem possui  automóvel  com ano de fabricação até 2012,

O Contran, entretanto, é um órgão praticamente sem controle da sociedade. Algumas inovações do órgão são importantes e podem ter reflexo na redução do número de sinistros envolvendo automóveis, outras para atender autoescolas e fabricantes de acessórios. Com tanto impostos a pagar – IPVA e dezenas de taxas aos       Detrans, o motorista não vê como resultado ruas melhor sinalizadas, nem estradas em condições de tráfego.

Pior, o comércio de Manaus não se preparou para demanda por extintores. Quem procura, não encontra. Enquanto isso, o Detran do senhor Leonel Feitosa fatura. E alto com as multas.(RH)

 ANDANDO NA PONTA DA NAVALHA SEM SE CORTAR

O novo governo de José Melo começou na sexta-feira, um dia após a posse, mas as medidas de austeridade ainda estão sendo formuladas. Melo também não anunciou os nomes dos novos secretários. A  tendência é o governador manter velhos conhecidos  que sobrevivem a mudança de governo graças ao jogo de  cintura e a capacidade de andar em ponta de navalha sem se cortar.  

O PODER É DAS MULHERES

A ida do senador Eduardo Braga (PMDB) para o Ministério das Minas e Energia deu uma revirada na bancada de senadores pelo Amazonas e, em vez de dois homens e uma mulher, agora são duas mulheres – Sandra Braga e Vanessa Grazziotin (PCdoB) – que vão compor a bancada com o senador Omar Aziz (PSD).

RECUPERAÇÃO MORAL DA PETROBRÁS

 O novo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, não falou nada dos planos táticos para a recuperação moral da Petrobras, principal empresa da sua área de atuação. Preferiu ficar na parte teórica das estratégias, onde destacou a decisão de “fazer deste setor um dos fundamentos para o desenvolvimento socioeconômico deste país”. Destoou do pensamento da presidente Dilma Rousseff, para quem a empresa e o setor sempre foram pilares do desenvolvimento socioeconômico do país

SEM  METAS, NEM DECEPÇÃO

Por falar no ministro Eduardo Braga, ele disse, nessa sexta-feira, quando perguntado sobre suas metas à frente do MME que só vai poder estabelecer metas no prazo de 90 dias, quando terá um diagnóstico da situação do ministério e acrescentou que espera poder não decepcionar o povo do Amazonas

 REGULAÇÃO DA MÍDIA

Com Ricardo Berzoini (PT) à frente do Ministério das Comunicações foi dada a largada para que o velho projeto petista de regular a mídia voltasse à cabeça da lista de prioridades do novo ministro. Universalização da internet e expansão da banda larga devem ficar em segundo plano.

TROCA DE CADEIRAS

Duas mudanças importantes na administração de Manaus. Sendo o primeiro na linha direta de sucessão do prefeito Artur Neto, o novo presidente da Câmara Municipal, Wilker Barreto, é também o vice-prefeito, com a posse do deputado federal Hissa Abrahão, eleito para o cargo em 2012. O ex-secretário da Semed, Humberto Michiles também assume a vaga de deixada por Henrique Oliveira, novo vice-governador do Amazonas. O cargo fica na interinidade do subsecretário, Luís Fabian,  que deve ser confirmado nos próximos dias como  titular da pasta.

 

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.