Bastidores da Política - Covid  causa danos à  política, mata pobres e é quase ignorado no Amazonas


Covid causa danos à política, mata pobres e é quase ignorado no Amazonas

Por Raimundo Holanda

13/08/2020 19h51 — em Bastidores da Política

Os alertas estão sendo dados em relação ao avanço da Covid no Amazonas.  Mas ninguém ouve, até uma nova onda aparecer, com as consequências que todos conhecem - enterros coletivos, leitos superlotados na rede hospitalar e carreiras políticas sendo também levadas para o túmulo. Como o número de mortos caiu, as medidas de segurança também foram relaxadas. O que as autoridades estão ignorando é que há mais infectados - 882 somente nesta quinta-feira, segundo a Fundação de Vigilância Sanitária. Agora são  110 mil com o vírus e 3.422 mortes nos últimos 130 dias. Não é pouco.

MEDO DOS PAIS É UM RECADO AO GOVERNO

O alerta vem de todos os lugares, mas sem ressonância no governo do Amazonas. O mais incisivo parte dos pais de estudantes, preocupados com o retorno das aulas presenciais.

Pesquisa realizada pela Action,  com 400  pais revela outro recado que o governo não pode ignorar: 58,7%  estão contrariados com a medida. O medo dos filhos contraiam a covid-19 é o principal receio, seja por incapacidade das escolas manterem uma política de prevenção eficiente ou pela criatividade dos alunos em descobrir formas de burlá-las.

MEDIDA PREVENTIVA, ONDE ? 

Para 64%, as medidas preventivas não serão efetivamente cumpridas. e a chance de seus dependentes ficarem doentes é alta ou muito alta para 48,5% dos entrevistados.

WILSON COM O VIRUS

O próprio governar Wilson Lima sentiu na pele. Anunciou que está com covid e que vai  se cuidar. Mas quem cuida do pai, da mãe, do  avô, do tio obeso de alunos que agora retornam as aulas presenciais e podem levar o vírus para casa?

Com a palavra o governador, para quem esta coluna deseja que supere a doença. E que, como portador do vírus, repense as últimas medidas tomadas no âmbito da educação  e recue em relação as aulas presenciais, ao menos até que todos os estudantes e professores sejam submetidos a testes de covid 19.

Mapa Google com escolas supostamente contaminadas pelo coronavirus em Manaus 

Veja Pesquisa na íntegra:

Clique para baixar arquivo