Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Universidade Nilton Lins realiza colação de grau com medidas contra Covid-19

Publicado

em

Foto: Reprodução Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (13/08), aconteceu no Auditório Nina Lins, localizado na Universidade Nilton Lins do Campus Laranjeiras, a primeira colação de grau do semestre de 2020/1, respeitando as medidas de seguranças decretadas pelos órgãos governamentais competentes, com o intuito de assegurar a saúde e bem-estar de formandos e convidados diante da pandemia do COVID-19.

A cerimônia contou com os concluintes do curso de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Serviço Social e Turismo. Estima-se que 180 alunos estiveram presentes para celebrar uma importante etapa de suas vidas.

Cada formando foi autorizado a levar apenas 1 acompanhante, sendo proibida a entrada no auditório de menores de 12 anos, maiores de 65 anos, portadores de comorbidades. Esse público atendeu a 40% da capacidade total do auditório e todas as atividades nele realizadas se limitarão a esse quantitativo, enquanto durar a pandemia. Foi cobrado o uso obrigatório de máscara e distanciamento de 1,5m entre os assentos de formandos e convidados, realizando-se a outorga do grau sem proximidade.

A profª Janaina Braga, Pró-Reitora de Extensão, explanou um pouco sobre como a instituição de ensino precisou se adaptar a essa nova realidade. “A gente tá hoje realizando a primeira colação de grau do semestre 2020/1, uma solenidade diferente, pois nós costumamos ter esse auditório lotado em cada colação, com uma média de 2.000 pessoas no espaço. Mas, considerando toda a situação que temos vivenciado em decorrência da pandemia, nós precisamos fazer uma solenidade diferenciada.” disse ela.

Ainda na entrevista, a Pró-Reitora explicou a decisão da instituição de ensino em permanecer com a realização da cerimônia de modo presencial, “Por tradição da Universidade Nilton Lins, a gente sempre faz as colações no Auditório Nina Lins e nós gostamos de ter aqui nossos formandos, professores, funcionários e familiares em uma grande festa. Hoje precisa ser diferente, sem abrir mão da tradição. Assim,  permanecemos com a colação de grau presencial, atendendo as normas da tanto do Estado e quanto do Município.”

No decorrer da quarentena instaurada pela pandemia, podemos perceber que diversas áreas precisaram se adequar para esse novo momento. O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Profº Edgar Noronha, acredita que o recém-formado está apto para atender às novas demandas da atual realidade.

“O mercado de Arquitetura é bem abrangente, nós temos sempre uma vertente maior de trabalho, tendo em vista as atribuições do curso em si, que são bem vastas. Então, o aluno que se formar no curso atualmente tem várias especializações de trabalho, assim conseguimos abranger bons segmentos dentro do mercado. Hoje em dia, por conta das variadas necessidades ligadas ao COVID-19, o negócio da construção está aquecido, então ao sair da universidade vão se inserir no mercado com mais facilidade, divergindo da realidade de dois anos atrás.” confirmou o professor.

O Brasil tem uma das menores taxas de pessoas com ensino superior no mundo. Sabendo disso, a Universidade Nilton Lins, tendo como missão “Educar a Amazônia”, acredita na democratização do acesso à educação, ofertando Bolsa Social e fazendo parcerias com programas governamentais e não governamentais para futuros ingressantes.

A concluinte do curso de Jornalismo, Grazi Nogueira, foi a primeira da família a conseguir concluir o ensino superior e, no decorrer da graduação, junto a colegas e professores, criaram uma empresa de comunicação e marketing digital. “Agradeço a Universidade Nilton Lins pela experiência que me foi oportunizada durante o curso, através dos meus mestres e suporte da coordenação, e por todas as memórias que levarei daqui. Fico feliz por ter conquistado amigos que viraram parceiros de negócios e compartilharam dos mesmos sonhos junto comigo.” afirmou ela emocionada.

Na solenidade, também ocorreram homenagens a personalidades marcantes da nossa região através das placas de mérito acadêmico dadas a alunos com altos índices de coeficientes. Os homenageados foram o Sr. Virgilio Viana, Superintendente Geral da Fundação Amazonas Sustentável, que possui um papel importante na luta da preservação da Amazônia. E, o Dr. Mário Guerreiro, Advogado e Empresário, que completa 100 anos neste ano e possui o mais antigo registro em atividade da Ordem de Advogados do Brasil no Amazonas, o de número 154, emitido em 1954.

Encerrando o evento, a Reitora da Universidade Nilton Lins, Drª Gisélle Vilela Lins Maranhão, fez um tributo da noite a todas as vítimas e familiares que foram afetadas pela pandemia do COVID-19, além de dar as felicitações pela conclusão de curso aos formandos e agradecer aos serviços prestados pelos colaboradores da instituição nesse período.

“Dedico a noite a todas as pessoas que perderam a vida, a todos que perderam filhos e/ou amigos próximos, que se foram nesse momento tão difícil e que todos nós passamos. Presto aqui nossa solidariedade. Chegar aqui parece um sonho e eu gostaria nesse momento de agradecer a toda nossa equipe pelo trabalho fornecido, pois foram incansáveis. [...] Os formandos do primeiro semestre de 2020 estão de parabéns, pois foi a partir da união que pudemos fazer qualquer coisa para vocês estarem hoje concluindo suas respectivas graduações.” discursou a doutora Gisélle.

Com a duração de uma hora e meia e seguindo todos os protocolos, assim finalizou-se mais uma fase da vida dos estudantes que contaram com juramentos, becas, capelos, sorrisos e muita comemoração.

 

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.