Instagram pode pedir RG para analisar contas de usuários

Por Portal do Holanda

15/08/2020 2h09 — em Variedades

Foto: Pixabay

O Instagram vai começar a solicitar dados pessoais dos usuários para confirmar a autenticidade dos perfis ativos na rede social. O anúncio foi feito pela própria plataforma, nesta quinta-feira (13). 

De acordo com o site UOL, a medida pretende evitar robôs e deve atingir apenas alguns usuários. As contas que apresentarem incoerência em aspectos como localização da conta e tags e sinais de automação serão analisadas. Para confirmar os dados, documentos como RG, passaporte ou título de eleitor, ficarão retidos pelo Instagram por 30 dias, e depois serão deletados caso a investigação não precise prosseguir. 

Caso uma conta reportada se recuse a colaborar com a análise, o Instagram pode diminuir a visibilidade do usuário ou até desativar a conta na rede.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Variedades