Turista russo fica frente a frente com onça durante viagem de bicicleta na BR-319; veja vídeos
Manaus/AM – Sérgio Buzo, um turista russo, levou um verdadeiro susto ao se deparar com uma onça-pintada às margens da BR-319, rodovia que liga Manaus a Porto Velho. O registro foi feito durante uma viagem de bicicleta pelo trecho isolado da estrada.
Em seu perfil no Instagram, ele relatou que ficou a cerca de 20 metros do animal e chegou a ser seguido enquanto tentava se afastar. Em determinado momento da gravação, grita para que a onça vá embora e puxa um facão para tentar se proteger de um possível ataque.
“Isso não foi piada, essa onça é verdade, eu vi atrás! Eu parei, gritei, fiz barulho e andei, andei (...) Eu vi essa onça a 20 metros e fui saindo, protegido de bike. Para mim não parecia que ela ia atacar, mas é claro, o rabo não mostrou que queria amizade. Eu grito, puxo o facão, jogo pedra e saio.”
Nos comentários do vídeo, seguidores destacaram a sorte do turista em sair ileso de um encontro que raramente termina bem. “Traiçoeira, só pega pelas costas, mas ela te mediu e achou que dava”, escreveu um internauta.
“Cuidado aí, irmão, ela vai te seguir uns três dias no mato, na espreita. Observa som de galho quebrando e compre bomba”, aconselhou outro.
A onça-pintada. é considerada o maior felino das Américas e está classificada como espécie quase ameaçada pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), devido à perda de habitat e à caça ilegal. No Amazonas, o animal habita áreas de floresta densa, mas encontros em rodovias são comuns.
ASSUNTOS: Amazonas