Siga o Portal do Holanda

Testagem em massa

Professores serão testados para Covid-19 uma semana após volta às aulas em Manaus

Publicado

em

Foto: Altemar Alcântara/Semcom Foto: Altemar Alcântara/Semcom
Foto: Altemar Alcântara/Semcom

Manaus/AM - Somente a partir da próxima terça-feira (18), mais de uma semana depois da volta às aulas nas escolas da rede pública estadual de ensino em Manaus, os professores serão testados em massa para a Covid-19. A iniciativa foi confirmada nesta sexta-feira (14), durante entrevista coletiva cedida pela Secretaria de Estado de Educação e pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). 

O governo do Estado acabou cedendo às pressões dos sindicatos de professores que exigiam a realização das testagens dos profissionais antes mesmo do retorno das aulas. Ameaça de greve geral foi constantemente citada durante manifestações ao longo desta semana. 

A diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto, explicou que a testagem dos professores estava programada para antes da volta às aulas, mas devido ao grande número de testes rápidos a serem adquiridos e pelo alto preço ocorreu um atraso no processo de aquisição desses testes.  

“A Susam estava em procedimento de licitação desses testes rápidos, porque não é um volume pequeno e os testes têm um alto custo, em função disso a licitação após muita negociação conseguiu estabelecer uma ata de registro de preço com mais de 60% de redução de custos”, explicou Rosemary. 

Os professores na capital e interior devem ser testados a partir de terça-feira (18). Os profissionais em Manaus poderão agendar a realização dos testes rápidos na segunda-feira (17), por meio do aplicativo Sasi, que vão ocorrer na escola de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e também no sambódromo de Manaus por meio do sistema drive-thru. 

Veja Também

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.