Compartilhe este texto

Prefeita de Iranduba nomeia secretário acusado de improbidade

Por Portal Do Holanda

19/02/2016 7h45 — em
Amazonas



Por Marcelo Guerra*
 
Que o município de Iranduba vivenciou dias turbulentos nos últimos meses não é nenhuma novidade,  tendo sido inclusive seu prefeito eleito em 2012, Xinaik Medeiros(sem partido), preso e aguardando por julgamento.

No cargo ha  90 dias, a atual prefeita de Iranduba, Maria Madalena Jesus de Souza (PSDB), talvez por falta de habilidade politica (Madalena é servidora pública na área da saúde), baixou um decreto que “mexeu” com a cidade.

Trata-se da nomeação de Antônio Ramos de Carvalho como o novo Secretário de Economia e Finanças de Iranduba nesta nova administração.

Ramos, como é conhecido, é oriundo de Tianguá/CE e foi Secretário Administração e Finanças em Rio Preto da Eva (Governo Fúlvio Pinto) e também Secretário de Finanças no município de Manaquiri (Governo Guina Pureza), além de outras colocações em assessoria de alguns ex-prefeitos. .

A indignação dos Irandubenses se explica, porque o atual secretário enfrenta uma série de processos por improbidade administrativa, segundo denúncias,  praticada durante os anos que foi gestor de finanças em Rio Preto da Eva. Sua nomeação foi recebida como uma afronta pela população.

“São muitos os ilícitos supostamente praticados por ele quando foi gestor em outros municípios. A cidade está indignada com esta nomeação, principalmente neste momento quando o País se manifesta contra esse tipo de comportamento. Não é um ou dois processos, mas há uma dezena deles disponível no site TJ AM que atual secretário responde, por conta de supostas irregularidades financeiras e da não prestação de contas de vários convênios”, disse Orlandina da Mota Vieira, moradora de Iranduba.

A briga pelo poder na vizinha cidade de Iranduba (30 km de Manaus) parece não ter fim.  Com  inúmeros loteamentos e pagamentos der taxas de IPTU, houve um incremento substancial em todas as  receitas do Municipio,  chegando a quase 10 milhões de reais/mês.

Antônio Ramos de Carvalho não foi condenado, mas os processos se avolumam contra ele. Em caso de condenação, de acordo com a Lei nº 8429/92 que trata dos atos de improbidade administrativa, importa a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, 
 
* Marcelo Guerra é jornalista

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas