Governo divulga lista dos oito criminosos mais procurados do Amazonas; veja
Manaus/AM - O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou, nesta segunda-feira (8), a lista dos oito criminosos considerados mais perigosos e procurados do Amazonas. A relação integra a matriz de risco do Programa Captura, que avalia fatores como gravidade dos crimes, ligação com organizações criminosas, quantidade de mandados de prisão em aberto e atuação em mais de um estado.
Os nomes divulgados pelo governo federal são: Adalberto Salomão Guedes da Silva, conhecido como Salomão ou Professor; Charles dos Santos Rodrigues, o Bebê da FDN; Cláudio Dayam Felizardo Belfort, o Maguila; Pedro Wask Teixeira, o Belo; Johnsson Alves Barbosa, o Playboy; Josué Moraes de Almeida, o Bred; Kaio Wuellington Cardoso dos Santos, o Mano Kaio; e Leandro da Silva Paiva, o Leandrinho. Todos eles agora integram o site oficial do programa, que reúne informações e imagens de 216 foragidos de todo o país.
O Programa Captura foi criado para ampliar a cooperação entre forças de segurança estaduais e federais e facilitar a localização dos alvos prioritários. O ministro Ricardo Lewandowski destacou que a iniciativa fortalece ações conjuntas no Sistema Único de Segurança Pública e prevê, inclusive, a instalação de uma célula operacional no Rio de Janeiro, estado apontado como rota de fuga comum para investigados de diversas regiões.
Paralelamente, o governo federal instituiu o Sistema Nacional de Inteligência para Enfrentamento ao Crime Organizado, que reunirá dados sigilosos sobre facções e suspeitos. O objetivo é integrar informações entre polícias e órgãos de segurança, padronizar procedimentos e apoiar operações contra organizações criminosas. A população pode repassar denúncias de forma anônima pelos números 190 e 197.
ASSUNTOS: Amazonas