Compartilhe este texto

Operação do MPAM contra tráfico de armas revela celular e fugas em prisão militar em Manaus

Por Portal Do Holanda

30/05/2025 17h41 — em
Amazonas


Foto: Divulgação MPAM

Manaus/AM- O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) deflagrou nesta sexta-feira (30) a Operação “Fogo Amigo”. A ação tem como objetivo desarticular um núcleo criminoso especializado na circulação ilícita de armamento de uso restrito no Amazonas.

As investigações apontam para o envolvimento direto de um policial militar da ativa no transporte clandestino de metralhadoras Browning calibre .30, armamento de alto poder destrutivo, conforme já amplamente noticiado pela imprensa local.

Com autorização judicial expedida pela Vara de Garantias de Inquéritos da Comarca de Manaus, a operação buscou cumprir um mandado de prisão preventiva contra um ex-militar do Exército Brasileiro. Além disso, foram realizadas buscas e apreensões em seis locais diferentes, incluindo sedes de empresas, residências e um veículo vinculado aos investigados. O mandado de prisão contra o ex-militar segue em aberto, indicando que ele está foragido.

Irregularidades em Unidade Prisional

Durante a operação, no exato momento do cumprimento de mandado de busca e apreensão na residência de uma pessoa já custodiada no núcleo prisional da Polícia Militar, o MPAM flagrou uma ligação telefônica em vídeo sendo realizada de dentro da unidade prisional para um familiar do preso. O episódio evidenciou a entrada e o uso de telefone celular no ambiente de custódia.

Para o promotor de Justiça Armando Gurgel Maia, titular da 60ª Proceapsp, a observação de uma pessoa presa mantendo comunicação extramuros por meio de aparelho celular foi determinante para a imediata fiscalização no local pelo Ministério Público. "Isso levou à apreensão de outros materiais, além da detecção da fuga de dois custodiados, sendo tomadas imediatas providências para a apuração dos fatos", informou Gurgel.

Ainda segundo o promotor, as investigações da Operação “Fogo Amigo” seguem sob sigilo para garantir a eficácia dos atos investigatórios. A ação contou com a colaboração das Polícias Civil e Militar, do Exército Brasileiro e do Centro de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado (Caocrimo).

Confira na íntegra a nota da PM sobre o caso

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) informa que a Promotoria Especializada no Controle Externo da Atividade Policial (PROCEAP), do Ministério Público do Amazonas (MPAM) realizou, nesta sexta-feira (30), uma revista de rotina no Núcleo Prisional da Polícia Militar (NPPM), em que foi constatado descumprimento de procedimentos obrigatórios na custódia dos detentos.

Dessa forma, conforme previsto no Código Penal Militar, a equipe que estava de serviço foi flagranteada por crime militar. A PMAM ressalta que um procedimento administrativo foi instaurado para apurar a conduta dos policiais militares que estavam na guarda no NPPM e que seguirá colaborando com o Ministério Público do Amazonas em todas as fiscalizações realizadas pela PROCEAP.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas