Novo Aleixo e Tancredo ganham passarela no Corredor do Mindu

Por Portal do Holanda

25/02/2016 7h52 — em Amazonas

A Prefeitura de Manaus está construindo uma nova passarela de acesso provisório aos moradores dos bairros Novo Aleixo, zona Norte, e Tancredo Neves, zona Leste. A antiga foi destruída após as fortes chuvas da última semana. A passarela temporária, que fará a ligação entre os dois bairros, está sendo construída no local que abriga as obras do Corredor Ecológico do Mindu.

A nova estrutura possui 1,5 metro de altura, 20 metros de comprimento e 1 metro de largura. As bases de gabião com pedras, madeira e ferro já estão sendo construídas no local. A próxima etapa, segundo o engenheiro responsável pela obra do Consórcio Mindu, Leonardo Lira, será a instalação da pista metálica e do guarda-corpo que já estão sendo soldados fora do canteiro de obra. A nova passarela provisória será entregue até a próxima sexta-feira, dia 26.

Ponte definitiva

Nos próximos meses a passarela provisória será substituída por duas pontes definitivas que já estão em construção. As novas pontes de concreto têm passagens para pedestres e veículos. Cada uma terá 51 metros de comprimento por 10,80m de largura. 

As bases já foram instaladas e as vigas de sustentação para a conclusão da ponte estão sendo confeccionadas fora do local da obra. São pré-moldadas e, portanto, assim que finalizadas serão colocadas (ficando pendente apenas serviços de acabamento). O prazo de lançamento das vigas é de 90 dias. Corredor do Mindu

Outras frentes de obras estão em andamento no Corredor do Mindu, como a ampliação do canal de drenagem e implantação de novos tubos, instalação de gabiões e construção de contenções que estão dando uma nova realidade na área. Os trabalhos estão concentrados nos trechos próximos à rua João Câmara e avenida Grande Circular.

As obras de continuação da avenida Nathan Xavier de Albuquerque, no bairro Novo Aleixo, zona Norte, avançaram e mais um quilômetro de via está sendo concluído para somar aos outros três quilômetros restantes que integram o Parque Linear 2 - Corredor Ecológico do Mindu.

A obra vai interligar a avenida das Torres à Grande Circular. O projeto prevê ainda, até esse ano, a criação de seis quilômetros de proteção do igarapé do Mindu com telas de gabião, dos quais 1,2 quilômetro já foram concluídos. A obra também beneficiará a recuperação de oito pontes de acesso sobre o igarapé, cinco delas já em andamento.

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas