No Amazonas, enchente leva município a decretar situação de emergência

Por Portal do Holanda

17/06/2020 9h59 — em Amazonas

Mais de 70% da área urbana de Anamã está inundada - Foto: Divulgação

Manaus/AM - O prefeito de Anamã, Francisco Nunes Bastos, editou decreto 255/2020  nesta terça-feira, dia 16, declarando o município de Anamã, localizado no rio Solimões, em estado de emergência em função da enchente que atinge a localidade.

Conforme o decreto, publicado na edição desta quarta-feira, dia 17, do Diário Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado do Amazonas, 77% da área urbana está inundada, enquanto na área rural são 55% as áreas atingidas.

Pelo decreto, as autoridades podem “I - penetrar nas casas, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação; II – usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurado ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.”

O texto do decreto também prevê: "autoriza-se o inicio de processos de desapropriação, por utilidade pública, de propriedades particulares comprovadamente localizadas em áreas de risco intensificado de desastre”, entre outras medidas.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas