Compartilhe este texto

Mutirão de limpeza remove cinco toneladas de lixo do Igarapé do São Raimundo

Por Portal Do Holanda

25/10/2025 20h06 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Um mutirão de limpeza removeu mais de cinco toneladas de lixo no Igarapé do São Raimundo, neste sábado (25), por meio do Projeto Galho Forte. A ação reuniu dezenas de voluntários na Praça Rio Negro, ponto de concentração da atividade, e teve como objetivo não apenas limpar o ambiente, mas também estimular a reflexão sobre o descarte irregular de lixo e o papel coletivo na preservação dos espaços públicos.

Foto: Divulgação

Os participantes receberam kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), contendo luvas, máscaras, protetor solar e água, além de orientações sobre segurança e boas práticas ambientais.

Entre os voluntários do movimento estava o estudante Mateus Cortez, de 15 anos, que é fundador da ONG Raízes de Manaus. Ao lado da mãe, a dentista Jeise Cortez, o jovem contou que as ações começaram ainda no início do ano. “Nosso objetivo é chamar a atenção do poder público para o que está acontecendo e mostrar a importância dessas ações para a cidade. Consideramos esse trabalho um presente para Manaus, que acabou de completar mais um aniversário”, afirmou.

Foto: Divulgação

Para a dentista Jeise Cortez, participar da ação tem sido uma experiência inspiradora. “Às vezes estamos presentes, mas não participamos de fato. Esse movimento é importante porque conscientiza a população, muita gente passa por aqui e nem notava a situação. Hoje, com esse incentivo, mais pessoas estão se engajando. É um gesto de carinho muito importante para a cidade”, afirmou.

Durante toda a manhã, foram recolhidos diversos tipos de resíduos sólidos, devidamente encaminhados para destinação ambientalmente adequada, conforme protocolos técnicos do projeto. O balanço final apontou mais de 450 sacos de lixo, totalizando cerca de cinco toneladas de materiais retirados do meio ambiente.

Sobre o Projeto Galho Forte - O Projeto Galho Forte é uma iniciativa socioambiental voltada ao enfrentamento dos impactos causados pelo descarte inadequado de resíduos sólidos no Amazonas. O movimento promove mutirões de limpeza, ações educativas e parcerias com empresas, escolas e instituições locais, estimulando o protagonismo social e o engajamento comunitário.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas