Compartilhe este texto

MP abre inquérito sobre muro com risco de desabamento na orla de Parintins

Por Portal Do Holanda

02/07/2025 14h06 — em
Amazonas


Foto: Janailton Falcão/Amazonastur

Manaus/AM - O Ministério Público do Amazonas (MPAM) instaurou um inquérito civil para apurar possíveis irregularidades na obra de reconstrução do muro de contenção e pavimentação da Praça Judith Prestes, na orla de Parintins. A medida foi tomada pela 3ª Promotoria de Justiça do município, após representação formal que relatou danos estruturais, como rachaduras no muro e na pavimentação da praça, entregue em julho de 2024.

De acordo com a Defesa Civil do Amazonas, que emitiu parecer técnico sobre o caso, a obra apresentou falhas na execução, incluindo o uso de alvenaria convencional em área de risco e problemas na construção do muro de arrimo. A ausência de sistema de drenagem e o uso inadequado de materiais também foram apontados no laudo, que destacou o risco à segurança da população.

Ainda segundo o Ministério Público, o trecho da praça precisou ser interditado apenas sete meses após a entrega da obra, devido ao risco iminente de desabamento. A promotora Marina Campos Maciel afirmou que a estrutura apresentou colapso em pouco tempo, reforçando a gravidade das falhas apontadas no relatório da Defesa Civil.

O inquérito vai investigar eventuais responsabilidades da empresa Ribeiro Torres LTDA., responsável pela obra, e de agentes públicos envolvidos na contratação, execução e fiscalização do serviço. A Prefeitura de Parintins também é alvo da apuração, por não ter apresentado laudo que contestasse as conclusões da Defesa Civil, nem informado as medidas adotadas diante dos problemas identificados.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas