Mais de 41 mil atendimentos são registrados na rede estadual durante Carnaval
Manaus/AM - Mais de 300 cirurgias foram programadas pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) entre sábado (14) e quarta-feira (18) nos hospitais Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) e Hospital Delphina Abdel Rinaldi Aziz, em Manaus. A ação integra o programa Opera+ Amazonas, que mantém também o funcionamento dos ambulatórios das unidades durante o feriado prolongado para consultas e exames pré-operatórios.
Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, além das 25 unidades de urgência e emergência que operam 24 horas, os hospitais estaduais seguem com a rotina de cirurgias eletivas e atendimentos ambulatoriais. Conforme anunciado pelo governador Wilson Lima, o Opera+ deixou de atuar apenas em formato de mutirão e passou a funcionar de maneira permanente, com ampliação de horários para o período noturno, fins de semana e feriados.
No Hospital Delphina Aziz, foram programadas 151 cirurgias entre segunda e quarta-feira, contemplando procedimentos gerais, urológicos, proctológicos, vasculares, torácicos e oftalmológicos. Já na Fundação Adriano Jorge, além do atendimento ambulatorial para cerca de 300 pacientes de cirurgia eletiva, estão previstas 151 cirurgias em especialidades como mão, ortopedia, urologia, cabeça e pescoço, bariátrica, bucomaxilofacial e cirurgias gerais.
A partir de 2026, a intensificação das cirurgias eletivas foi incorporada definitivamente à rotina hospitalar. Os centros cirúrgicos passaram a operar com capacidade ampliada também à noite e em datas não úteis. Os pacientes cadastrados no Sistema de Regulação são convocados por meio da assistente virtual do Saúde AM Digital, via WhatsApp, para confirmação de agendamento, triagem e encaminhamento ao procedimento.
De acordo com a SES-AM, a ampliação da oferta resultou em redução nas filas por especialidade entre julho de 2025 e janeiro de 2026, com queda de 60,2% nas cirurgias gerais, 88,2% nas ginecológicas e 78,3% nos procedimentos de catarata, entre outras. Durante o período de Carnaval, a rede estadual registrou 41.731 atendimentos entre os dias 12 e 15 de fevereiro e mantém um posto médico ativo no Sambódromo de Manaus para suporte aos foliões.
ASSUNTOS: Amazonas