Compartilhe este texto

Ipaam lança site para acompanhar ações de combate ao desmatamento

Por Portal Do Holanda

07/02/2025 11h33 — em
Amazonas


Foto: José Narbaes/Ipaam

Manaus/AM - O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) lançou, nesta quinta-feira (06), um site exclusivo para acompanhar as ações da Operação Tamoiotatá 2024, a maior força-tarefa do estado contra o desmatamento e as queimadas ilegais. O evento de lançamento ocorreu durante o Workshop Anual de Avaliação da operação, realizado no auditório do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), localizado no Tarumã. 

Foto: José Narbaes/Ipaam

A nova plataforma permitirá que a sociedade acompanhe em tempo real as atividades da operação, como a fiscalização e o monitoramento das áreas afetadas. O site disponibiliza dados detalhados, incluindo coordenadas geográficas, vídeos, mapas interativos e informações sobre cada uma das nove etapas da ação, que conta com a participação de 10 instituições.

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, ressaltou a importância da ferramenta para promover transparência nas ações. Ele afirmou: “Esse site servirá como uma base para prestarmos contas à sociedade, algo essencial tanto para o Ipaam quanto para a população.” Os cidadãos poderão acessar o site diretamente pelo portal do Ipaam e acompanhar o andamento da fiscalização em tempo real. 

Foto: José Narbaes/Ipaam

Além do lançamento do site, o Ipaam também abordou no workshop os embargos emergenciais, que agora abrangem todo o estado do Amazonas, visando intensificar o combate ao desmatamento ilegal. A coordenadora do Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP), Priscila Carvalho, explicou que esses embargos funcionam como interdições de áreas afetadas pelo desmatamento, disponíveis para consulta no site do Ipaam, facilitando a verificação de propriedades interditadas para financiamentos bancários.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas