Ibama planeja concurso público para reforçar combate ao desmatamento no Amazonas
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) informou que planeja realizar um concurso público em 2025 para ampliar seu quadro de servidores, com 50% das vagas destinadas à região Norte. O reforço busca atender demandas urgentes, como o combate ao desmatamento, garimpo e mineração ilegais, especialmente no Amazonas, que atualmente conta com apenas 23 fiscais para uma área de dimensões continentais.
A iniciativa responde, em parte, à recomendação do Ministério Público Federal (MPF), que exigiu o aumento do efetivo no estado. A recomendação, assinada pelo procurador da República André Luiz Cunha, enfatizou os prejuízos causados pela greve de 37 dias dos agentes do Ibama, entre julho e agosto, que paralisou operações de fiscalização e agravou o avanço de crimes ambientais.
O MPF também pediu que o Ibama preserve um contingente mínimo de fiscais em caso de novas paralisações, garantindo continuidade às ações contra o garimpo ilegal. A autarquia tem 30 dias para responder se acatará a recomendação, sob risco de medidas administrativas ou judiciais.
Segundo o Ibama, o edital do concurso deve ser publicado no início de 2025, com provas previstas para março ou abril.
ASSUNTOS: Brasil