Fiscalização contra queimadas e desmatamento é intensificada no Amazonas
Manaus/AM - As fiscalizações contra queimadas e desmatamentos foram intensificadas na Região Metropolitana de Manaus. De acordo com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), as ações integram o Plano de Ação de Regularização Ambiental e Combate aos Efeitos das Mudanças Climáticas de 2025, elaborado pelo Núcleo de Planejamento Estratégico (NPE).
De acordo com o planejamento, as operações de fiscalização terão como base dados de monitoramento remoto, denúncias da população e análises do Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP), que acompanha em tempo real os alertas de desmatamento e focos de calor em todo o Amazonas.
Entre as infrações-alvo estão a supressão de vegetação sem licença, a extração e transporte ilegal de madeira, a produção clandestina de carvão vegetal, o uso do fogo para renovação de pastagens e loteamentos irregulares.
“As equipes contam com viaturas equipadas com sistema de comunicação via satélite (Starlink), o que vai facilitar a atuação em áreas remotas. Todas as queimadas criminosas identificadas durante as ações serão alvos de autos de infração. Caso sejam constatadas ocorrências em andamento durante as vistorias, o Ipaam acionará imediatamente o Corpo de Bombeiros para controlar as chamas e evitar maiores danos ambientais”, disse Marcelo Barroncas, responsável pela Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa) do Ipaam.
Além das fiscalizações, o plano prevê mutirões de regularização ambiental em 28 municípios, campanhas ativas para empreendimentos informais.
ASSUNTOS: Amazonas