Filiação de Menezes ao Republicanos acirra disputa da direita pelo Senado no Amazonas
Manaus/AM - A possível filiação de Alfredo Menezes, conhecido como Coronel Menezes, ao Republicanos movimenta o xadrez político da direita no Amazonas de olho nas eleições de 2026. Menezes é o atual presidente municipal do Progressistas e ex-candidato ao Senado pelo PL em 2022. A ida para o Republicanos tem sido articulada nos bastidores como parte de uma estratégia para consolidar uma candidatura competitiva e ampliar o espaço da legenda no Congresso.
Com a movimentação, Menezes se junta a outros dois nomes fortes do campo conservador no estado: o deputado federal Alberto Neto (PL) e o senador Plínio Valério (PSDB), que busca a reeleição. A formação dessa tríade direitista cria um cenário de competição interna por apoio político e eleitoral, intensificando a disputa entre os aliados do presidente Jair Bolsonaro no Estado. Vale lembrar que no Amazonas, apenas duas vagas estão em disputa para o Senado em 2026.
Menezes já começou a se aproximar do comando nacional do Republicanos e participou de um encontro com o presidente do partido, Marcos Pereira, em Brasília. A legenda já abriga nomes como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, potencial presidenciável da direita.
Em 2022, Menezes obteve expressivos 737 mil votos ao disputar o Senado pelo PL — sendo mais de 544 mil apenas em Manaus. Com essa base eleitoral já consolidada e o apoio de grupos bolsonaristas, sua filiação ao Republicanos tende a ampliar as chances da direita no Amazonas, mas também pode dividir o eleitorado conservador caso não haja um consenso entre os três nomes. O risco de dispersão de votos preocupa aliados, que buscam estratégias para unir forças sem comprometer o desempenho do campo ideológico nas urnas.
ASSUNTOS: Amazonas