Corpo de Bombeiros garante que incêndio no Distrito Industrial foi extinto
Manaus/AM - O comandante do Corpo de Bombeiros, Orleilson Muniz, falou com a imprensa na manhã desta quinta-feira (7), e garantiu que todos os focos de incêndio, que acometeu duas fábricas do Distrito Industrial II na terça-feira (5), já foram totalmente extinto.
"Nós estamos agora com 100% do incêndio confinado, controlado e extinto. Então nós fizemos um trabalho que hoje já vai entrar na no segundo dia, fizemos um trabalho extremamente difícil, mas completamente exitoso. Só para que a população entenda, incêndios dessa natureza tecnicamente leva-se 48 horas para ser confinado, não extinto, confinado e com o trabalho integrado aqui das diversas estruturas de governo apoiando o corpo de bombeiros, nós conseguimos ainda no final da tarde de ontem, confinar o incêndio, mantendo pequenos focos isolados. E durante o trabalho intenso da noite, nós conseguimos extinguir todos os focos de incêndio".
Durante a ação, o principal objetivo dos bombeiros era evitar que o fogo se propagasse para as empresas vizinhas e também para uma grande área de mata que fica nos fundos das fábricas atingidas.
"Essas explosões podem projetar pontos de ignição, ou seja, fagulhas de fogo para vegetação e pegando em uma vegetação seca, esse incêndio poderia se propagar e a tragédia aumentar. Foi uma preocupação nossa para manter o local completamente isolado e assim foi feito. Nós protegemos um terço da edificação sinistrada, centenas de veículos foram preservados, nossa preocupação também era proteger as edificações que estão ao lado da edificação que foi sinistrada. Pela proximidade, o processo de transmissão de calor era muito intenso, chegou ali a quebrar todos os vidros das edificações do lado, mas não propagou também".
Muniz afirma que este é o maior incêndio já registrado em Manaus, com quase 48 horas de duração, e requereu todo o aparato técnico e pessoal do Corpo de Bombeiros. Com o fogo extinto, agora os trabalhos se concentram no rescaldo e na remoção dos entulhos gerados pelo sinistro.
"Nós vamos entrar agora na fase final de rescaldo e pretendemos ainda hoje, no final do dia, entregar a edificação para o proprietário para fazer o trabalho de reconstrução. De maneira que garantimos que não há mais possibilidade de reignição", afirma o comandante.
Veja também:
- Após quase 30 horas, veja imagens do incêndio em fábrica de Manaus
- Fogo em fábricas de Manaus foi controlado, diz Corpo de Bombeiros
- Incêndio em fábrica de Manaus deixa 3 feridos e é classificado como desastre ambiental
- Effa Motors se pronuncia após fábrica ser destruída por incêndio
- Vídeo mostra funcionários salvando veículos durante incêndio
- Fumaça de incêndio em fábrica de Manaus é vista de diversos pontos da cidade
- Faísca pode ter causado incêndio em fábrica em Manaus
- Vídeos mostram situação do incêndio em fábricas no Distrito Industrial
ASSUNTOS: Amazonas