Circuito do Orgulho arrasta brincantes em celebração à diversidade em Parintins
Manaus/AM- Parintins se encheu de mais cor, alegria e diversidade, neste sábado (28). Em celebração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), em parceria com os movimentos de ativistas, promoveu, pela primeira vez, o Circuito do Orgulho, um momento histórico de visibilidade e luta por direitos.
Puxados por um trio elétrico que saiu da Villa Bulcão, na avenida Amazonas, até a Praça Digital, os brincantes ganharam leques, tururis e tatuagens adesivas em alusão à data comemorativa.
A secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, afirmou que o evento é histórico e dá início a uma tradição. “É um grande dia, dia 28 de junho, dia do Orgulho LGBTQIAPN+, pela primeira vez aqui em Parintins, estamos realizando o circuito, estamos sendo pioneiros, com certeza será o primeiro de muitos que virão. Vindo de uma Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, nós estamos aqui para assegurar o direito de todos”, garantiu.
A drag queen Laynna Souza foi uma das vozes que fortaleceram a organização do Circuito do Orgulho, por meio do Grupo Coletivo Super Drag Trans Fronteira. Ela cita que a militância é fundamental para que todos os espaços sejam ocupados por pessoas diversas.
“Esse movimento é muito importante para isso, para desconstruir preconceitos e padrões”, completou Laynna.
Dia do Orgulho
O Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, celebrado mundialmente em 28 de junho, é uma data que marca a luta por direitos, respeito e visibilidade da população LGBTQIAPN+ (lésbicas, gays, bissexuais, trans, queer, intersexos, assexuais, pansexuais, não-bináries, entre outras identidades e orientações).
A data remete à Rebelião de Stonewall, ocorrida em 28 de junho de 1969, em Nova York, quando frequentadores de um bar LGBTQIAPN+ reagiram a uma série de abordagens violentas da polícia. Esse levante é considerado o marco do movimento moderno pelos direitos dessa população.
ASSUNTOS: Amazonas