Bombeiros são autorizados a andar armados no Amazonas

Por Portal do Holanda

26/08/2020 10h43 — em Amazonas

Foto: Divulgação

Manaus/AM - Em decreto assinado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), foi autorizado o porte de arma para Bombeiros Militares do Estado, com a criação da Carteira de Identidade Militar. Os bombeiros da reserva e os reformados também terão o direito de andar armados. 

“Fica instituída a Carteira de Identidade Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas, documento individual e intransferível, de fé pública e validade em todo território nacional, assegurando, ao seu portador, porte de arma de fogo, nos termos da Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, e do Decreto Federal nº 9.847, de 25 de junho de 2019”, trecho do decreto. 

O posse de arma só será concedido para quem possuir diagnóstico de saúde mental, sendo negado o porte para quem possuir alguma doença psiquiátrica ou psicológica. Os bombeiros inativos terão de realizar testes de validação a cada dez anos. 

A carteira de cada profissional vai informar se ele tem autorização ou não para o porte da arma que terá validade para todo o território nacional. Vai perder o direito a andar com a arma de fogo o bombeiro que for demitido, perder o posto ou patente, por indisciplina, deserção, morte, extravio ou exclusão. 

Confira o decreto:

Clique para baixar arquivo


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas