Barco Hospital São João XXIII retorna a Urucurituba com serviços médicos
Manaus/AM - O município de Urucurituba, no Amazonas, recebe, a partir desta sexta-feira (21), a 21ª expedição do Barco Hospital São João XXIII. A embarcação ficará ancorada na comunidade Nossa Senhora da Conceição até o dia 26 de novembro, oferecendo serviços médicos e odontológicos.
Durante a nova expedição, a população de Urucurituba terá acesso a atendimentos em oftalmologia, clínica geral, cirurgia geral, anestesiologia, radiologia e odontologia. Também serão realizados exames laboratoriais, raio-x, ultrassonografia, mamografia, eletrocardiograma, vacinação e dispensação de medicamentos. O barco hospital também está equipado para realizar, conforme demanda, cirurgias de pequena e média complexidade, como hérnia, vesícula, postectomia, laqueadura, vasectomia e pterígio.
Os exames são direcionados tanto para os pacientes com solicitações via Complexo Regulador do Amazonas quanto para os encaminhamentos feitos pelos médicos que atendem a bordo. Para a realização da mamografia, mulheres a partir de 40 anos estão dispensadas de encaminhamento. Para serem atendidos, os usuários devem apresentar documento de identidade, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde que entrou em operação, em dezembro de 2024, o Barco Hospital já realizou cerca de 142 mil atendimentos. Na sua última expedição, no município de Beruri, entre os dias 23 e 30 de outubro, foram registrados 7.048 procedimentos, entre eles: 1.155 consultas médicas e 178 odontológicas; 1.866 procedimentos odontológicos; 1.321 exames laboratoriais; 54 eletrocardiogramas; 214 mamografias; 253 exames de raio-X, 105 ultrassonografias, além de 26 cirurgias de baixa complexidade, 47 de média complexidade e 55 cirurgias oftalmológicas.
O barco hospital já percorreu 18 municípios: Iranduba, Manaquiri, Novo Airão, Manacapuru, Anori, Codajás, Itacoatiara (duas vezes), Urucará, Urucurituba (duas vezes), Anamã, Parintins, Barreirinha, Nhamundá, Beruri (duas vezes), Boa Vista dos Ramos, Careiro da Várzea, Careiro Castanho e Silves.
ASSUNTOS: Amazonas