Aleam amplia atendimento e integra complexo esportivo ao novo Centro Sensorial
Manaus/AM - O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (UB), anunciou a incorporação da estrutura do Complexo de Esportes, Lazer e Condicionamento Físico Mestre Osvaldo Alves de Albuquerque ao programa terapêutico do recém-inaugurado Centro de Inclusão Sensorial Dr. Hamilton Cidade. O objetivo é ampliar o atendimento especializado a crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento, filhos de servidores da Casa.
A integração dos espaços — que incluem piscina climatizada, quadra poliesportiva e academia ao ar livre — busca fortalecer as atividades psicomotoras oferecidas pelo centro, inaugurado em 2 de dezembro. Cidade, que é pai atípico, afirmou que a medida garante mais ferramentas para o desenvolvimento emocional, social e motor dos pacientes atendidos. Ele destacou que a vivência pessoal com o tema motivou a iniciativa de ampliar as possibilidades terapêuticas na Aleam.
Segundo o presidente, a Assembleia do Amazonas passa a ser a mais inclusiva do país ao oferecer uma estrutura completa voltada ao atendimento multidisciplinar. O Centro Sensorial conta com sete consultórios e capacidade para atender 250 crianças e adolescentes diariamente, com apoio de profissionais especializados em diversas áreas, como fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional. O espaço terá ainda piscina aquecida e atividades voltadas à estimulação sensorial.
O Complexo de Esportes, reinaugurado em fevereiro de 2023, passou por reformas estruturais, incluindo o aquecimento da piscina, permitindo a realização de atividades como hidroginástica e hidropilates. Esses recursos agora passam a compor o conjunto terapêutico do centro, que utiliza brinquedos, tatames, almofadas e outros estímulos sensoriais para promover desenvolvimento motor e cognitivo.
Inaugurado como um dos maiores espaços públicos do país voltados a pessoas com TEA, TDAH, Síndrome de Down e outros transtornos, o Centro Sensorial presta homenagem ao ex-deputado, médico pediatra e radialista Hamilton Maia Cidade. Com 22 profissionais e atendimento a crianças de 1 a 14 anos, o local se consolida como marco na inclusão e no cuidado especializado dentro do serviço público no Amazonas.
ASSUNTOS: Amazonas