Andanças de Ciganos celebra Jubileu de Ouro no Sambódromo de Manaus
A Andanças de Ciganos, segunda escola de samba mais antiga em atividade no Amazonas, invadiu a passarela do samba na noite deste sábado para comemorar seus 50 anos de história. Segunda agremiação a desfilar no Grupo Especial, a "Glamurosa" entrou na avenida às 21h20, resgatando suas raízes e a mística da cultura cigana.
Com o enredo "Os ciganos contam as suas andanças", desenvolvido por uma comissão de carnaval liderada por Jorge Ricardo de Castro, a escola apostou em um inventário emocional de seu próprio pavilhão. A proposta foi apresentar o "DNA" da azul e branco, reafirmando sua identidade após cinco décadas de resistência no Carnaval amazonense.
O presidente da escola, Vilson Benayon, destacou a superação da comunidade durante a preparação para o desfile. "Trabalhamos muito durante este ano. Hoje é a batalha final; temos que colocar nosso coração, nossa alma e nossa vida neste desfile", afirmou antes da largada.
O desfile explorou elementos tradicionais como violas, fogueiras e a vida nômade, símbolos presentes no samba-enredo da escola.
A apuração das notas que definirá a campeã do Carnaval 2026 ocorrerá na próxima segunda-feira.
ASSUNTOS: Amazonas