Compartilhe este texto

Governo oferece curso sobre uso de agrotóxicos para agricultores no AM

Por Portal Do Holanda

28/04/2017 15h22 — em
Amazonas



O uso indiscriminado de agrotóxicos em culturas agrícolas serão temas de uma série de cursos práticos sobre o uso correto e seguro na aplicação de defensivos agrícolas fornecidos pelo Governo do Estado. Neste primeiro momento, a capacitação é direcionada a pequenos produtores de alface hidropônica (plantio protegido) em virtude do crescimento de 22% no cultivo da hortaliça, no período de 2014 a 2016, na zona rural de Manaus.

O primeiro curso realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Adaf), órgãos integrantes do Sistema Sepror, atendeu pequenos agricultores do ramal do Ipiranga, no Puraquequara. As próximas capacitações serão direcionadas aos agricultores de cooperativas e associações que comercializam hortaliças para a merenda escolar.

A serie de cursos tem o objetivo de orientar desde a aquisição, uso e cuidados, transporte, armazenagem e utilização do agrotóxico para que o produtor possa trabalhar dentro da legislação em vigor, já que a quantidade de defensivos aplicados é calculada com base na área de plantio da hortaliça. 

A Lei 7.802/1989, conhecida como Lei do Agrotóxico, estabelece que a venda dos produtos seja feita por meio de receituário próprio, prescrito por profissionais habilitados.

 

Acordo de cooperação técnica

Para oferecer uma fiscalização eficiente dos receituários agronômicos no Estado, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) firmou termo de cooperação técnica com o Idam e a Adaf no ano passado.

O termo prevê que os órgãos atuem conforme suas especificidades, o Crea-AM é responsável pela fiscalização do profissional habilitado para prescrever a quantidade necessária de defensivos utilizados no plantio. Os profissionais do Idam prescrevem o receituário e a Adaf fiscaliza se os produtos prescritos no documento estão adequados para a cultura.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: agricultura, agrotóxicos, curso, Amazonas

+ Amazonas