Qual a diferença entre Dengue, Zika e Chikungunya?

Por Portal do Holanda

06/03/2016 11h14 — em Saúde e Bem-estar

Dengue, Zika e Chikungunya são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, todas elas provocam febre, dor e manchas pelo corpo. Por ter os mesmos sintomas, o diagnóstico se torna mais complexo. 

Para saber se um indivíduo tem uma dessas três viroses, o profissional de saúde questiona detalhes mais profundos como: se as manchas coçam muito, se já teve febre, se a febre passou após tomar remédios, se há dor nas juntas, se o pé está inchado e etc.

Nos casos de Dengue, o sintoma de maior destaque é a febre (desde o início a temperatura é alta). Já a Chikungunya, a característica mais peculiar são dores nas articulações mais intensas do que nas outras viroses. O Zika Vírus tem como principal manifestação manchas avermelhadas pelo corpo e que coçam muito, também joelhos e tornozelos inchados. 

O tratamento para as três doenças depende do diagnóstico dado pelo médico de acordo com os sintomas que são manifestados pelo paciente, e não muda mesmo com o resultado laboratorial positivo ou negativo. A confirmação via teste é importante, principalmente para as gestantes onde existe possibilidade da associação da microcefalia com o Zika vírus.  

É importante ressaltar: Evite criadouros do mosquito Aedes em residências ou locais próximos. Caso haja suspeita de uma dessas doenças, procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível.

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar