Compartilhe este texto

Arquidiocese de Manaus participa do comitê de combate ao caixa 2

Por Portal Do Holanda

12/02/2016 13h50 — em
Amazonas



A Arquidiocese de Manaus integrará o Comitê de Combate à Corrupção e ao Caixa 2 nas eleições 2016. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (12) pelo arcebispo de Manaus dom Sérgio Castriani após uma reunião com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Amazonas, Marco Aurélio Choy.

“A OAB e a CNBB são históricas parceiras em diversas lutas na questão da mobilização da reforma política e por isso estamos aqui para formalizar esse convite e com isso trazer a mobilização da Igreja Católica e aproveitar a capilaridade dessa instituição que chega a todos os municípios do interior e a todos os bairros da cidade de Manaus nos ajudando a disseminar o voto com ética”, disse Choy.

No início da semana, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) anunciaram a instalação de comitês em todos os municípios brasileiros para fiscalizar, conscientizar e receber denúncias de cidadãos sobre irregularidades no financiamento de campanhas para prefeito e vereador nas eleições deste ano. Em todo o país, mais de cinco mil paróquias deverão ser mobilizadas.

  Para o arcebispo dom Sérgio, a Igreja Católica precisa ser a voz para somar com a conscientização do eleitor. “A igreja deve orientar como o cidadão deve proceder quando encontrar um ato ilegal ou imoral. A imoralidade política tem consequências graves para a população. Político eleito com recursos não declarados não vai promover ações de saneamento, políticas públicas de saúde, porque a administração dele vai estar comprometida com as grandes empreiteiras, com os compromissos econômicos assumidos e não com o bem comum. O eleitor tem que impedir isso não votando em quem faz caixa 2”, destacou.

Nos próximos dias, a Arquidiocese fará a indicação das pessoas que farão a massificação da informação sobre o comitê junto as pastorais e áreas missionárias.

No Amazonas, o comitê deverá ser instalado oficialmente já na primeira semana de março. Além da igreja católica, outras instituições estão sendo convidadas a compor o comitê local como o Ministério Público Federal (MPF-AM) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).

(Fotos: Divulgação)

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: 2016, Amazonas, arquidiocese, CNBB, Corrupção, eleição municipal, Manaus, oab-AM, voto, Amazonas

+ Amazonas