Compartilhe este texto

MP vê excesso de gastos com passagens e investiga prefeitos no Amazonas


Por Raimundo de Holanda

03/12/2017 21h49 — em
Bastidores da Política



O  Ministério Público do Amazonas decidiu  abrir inquérito civil para apurar  denúncias de que o prefeito de Parintins, Frannk Luiz da Cunha Garcia, cometeu irregularidades nas despesas com passagens aéreas e fretes de aeronaves  em 2011. Bi  estava em seu primeiro mandato como prefeito. O caso está com a promotora Carolina  Monteiro Chagas Maia.

 Em 2012  Bi foi condenado pelo TCE a devolver R$ 28 milhões, supostamente utilizados de forma indevida. Na ocasião, o tribunal sugeriu  à Câmara de Vereadores do município que desaprovasse as contas de Garcia, que mesmo assim não teve problemas para se candidatar e retornar ao cargo em em 2016.

OUTRO NA MIRA

Além de Bi Garcia, outros prefeitos e ex-prefeitos se enrolaram na aplicação de dinheiro público. É o caso de   Raimundo Carvalho Caldas, de Tabatinga. O promotor Carlos Firmino Dantas,  resolveu investigar indícios de que Raimundo fez uso de dinheiro público para pagar viagens particulares. O promotor enviou ofício para a Azul Linhas aéreas, solicitando levantamento de  todas as passagens adquiridas pelo ex-prefeito. 

VITÓRIA DO AMAZONAS

O Ministro Blairo Magi anuncia hoje em Manaus que o Amazonas passa a ser reconhecido como  Estado com rebanho livre  da febre aftosa. Com esse status, os produtores de gado poderão exportar carne e seus derivados. O processo de reconhecimento  foi concluído em função de um trabalho realizado desde a posse do governador Amazonino Mendes. 

BARCELOS “SE LIGA” 

O aplicativo ´Se Liga’, da Câmara Municipal de Manaus, que permite ao cidadão ter acesso as leis e efetuar denúncias pelo celular, está disponibilizado para os parlamentos do interior do Estado e será compartilhado com Barcelos.

APOSTAS DO PHS

O  presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Wilker Barreto,  está trabalhando para tornar o PHS com representatividade na Câmara Federal e Assembleia Legislativa do Amazonas em 2018. A aposta do partido tem sido no próprio Wilker, incentivado por correligionários à disputar a Câmara Federal.

 

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.