Urologista faz alerta contra câncer de próstata; saiba como detectar

Por Portal do Holanda

15/09/2021 16h41 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Reprodução

Em entrevista com o jornalista Humberto Amorim, o urologista Flávio Antunes relata que o câncer de próstata é a doença que mais mata homens. Segundo ele, os sintomas do câncer de próstata estão relacionados ao ato de urinar, como dores e o aumento na frequência de vezes que o paciente urina, pois o homem começa a urinar em intervalos mais curtos. São esses alguns sinais para acender o alerta contra a doença.

 

 

"Precisamos focar na prevenção, pois o câncer de próstata é totalmente assintomático, sendo detectado muitas vezes em fases avançadas da doença", disse. O exame de toque retal é um procedimento de rotina para avaliar a próstata, podendo detectar alterações como nódulo ou área suspeita de câncer de próstata. O exame de toque retal é realizado nos consultórios médicos durante consulta de rotina. O médico introduz o dedo enluvado e lubrificado na região retal e o exame, que dura aproximadamente 10 segundos, e é indolor.

Outro procedimento cercado de desinformação e preconceito destacado pelo especialista, é a vasectomia, que funciona impedindo que o espermatozoide chegue ao sêmen. Isso significa que, quando um homem ejacula, o sêmen não tem espermatozoide evitando a fecundação do óvulo.

"O procedimento é feito com um corte na pele do saco escrotal, com o objetivo de alcançar os vasos sanguíneos que transportam o esperma dos testículos. É um procedimento rápido e feito apenas com anestesia local", assegurou.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar