Família corre contra o tempo e pede ajuda para custear cirurgia de bebê em Manaus

Por Portal do Holanda

14/09/2021 14h15 — em Saúde e Bem-estar

Bebê na clínica de acompanhamento / Foto: Divulgação

Manaus/AM - Diagnosticado com criptorquidia, o bebê Carlos Eduardo precisará passar por cirurgia. A doença pode ser identificada pelo pediatra ao longo do desenvolvimento, quando não acontece a descida dos testículos para a bolsa escrotal até 1 ano de vida da criança, permanecendo na região abdominal, o que pode aumentar o risco de hérnias, torção e câncer de testículo.

De acordo com a mãe, Suellen Albuquerque, a cirurgia só pode ser feita em uma clínica particular, mas o valor orçado em 15 mil está muito acima do orçamento dos pais da criança. "Eu estou preocupada porque a cirurgia de correção deveria acontecer até ele completar 1 aninho, e ele já fez mas ainda estamos tentando arrecadar o valor", disse a mãe.

"Só a consulta com o especialista custa 500 reais e meu marido trabalha com refrigeração, com essa renda temos feito todos os exames, mas o valor da cirurgia está além do que podemos pagar", contou.

Tratamento

O tratamento da criptorquidia é orientado pelo pediatra, podendo inicialmente ser indicada a realização de terapia hormonal, feita com injeções de testosterona ou hormônio gonadotrofina coriônica, que faz com que o testículo desça até ao escroto, e costuma solucionar até metade dos casos. No entanto, quando os testículos não "descem" até 1 ano, é normalmente indicada a realização de cirurgia para colocar o testículo no local correto, e é o caso do bebê Carlos Eduardo.

A família está recebendo doações para arrecadar o valor da cirurgia, ˜Qualquer valor vai ser de grande ajuda e seremos muito gratos", assegurou. Quem puder ajudar, pode fazê-lo através do Pix 075.532.182-00 do pai da criança José Carlos da Silva.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar