PF prende 8 em esquema milionário que tentou fraudar Enamed
Oito pessoas foram presas neste domingo (19) em uma operação da Polícia Federal que desmantelou um esquema criminoso para fraudar o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Entre os detidos estão cinco candidatos flagrados durante a prova e três homens presos em um hotel de Juiz de Fora (MG), responsáveis por transmitir respostas por meio de pontos eletrônicos.
A quadrilha, segundo as investigações, prometia garantir a aprovação de candidatos em programas de residência médica mediante pagamento de até R$ 140 mil após o resultado. O grupo planejava duas formas de fraude: o envio de respostas corretas por dispositivos eletrônicos e o uso de “laranjas” com documentos falsos para fazer a prova no lugar dos candidatos.
A Operação R1 — referência ao primeiro ano da residência médica — foi deflagrada pela PF em parceria com o Inep e a Fundação Getulio Vargas. Foram apreendidos equipamentos de transmissão de dados e cumpridos mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro. Todo o material será periciado. Os presos responderão por fraude em certame público, associação criminosa e falsidade ideológica.
O Enamed avalia a formação médica no país e, pela primeira vez, poderá ser usado como critério para ingresso na residência, por meio do Exame Nacional de Residência (Enare). A tentativa de fraude ocorre em um momento em que o governo busca unificar e tornar mais transparente o processo de seleção de novos médicos no Brasil.
Veja também
ASSUNTOS: Policial