Balanço da SSP aponta redução em casos de homicídios e roubos em Manaus
Manaus/AM - Um balanço divulgado na manhã de hoje (11) pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas apontou redução significativa no número de homicídios, feminicídios e roubos no Amazonas.
Os dados revelam que entre janeiro e novembro de 2025, os homicídios caíram 32%, passando de 973 para 658 casos, e em Manaus a redução foi ainda maior, de 43% (654 para 353). Os feminicídios também diminuíram, de 29 para 16 ocorrências no estado.
"Isso que nos coloca hoje como a 13ª melhor segurança. Já chegamos até um cenário onde a gente figurava ali entre os piores estados. Hoje estamos dentro dos melhores. Em Manaus, o informe indica redução de 43%, em números absolutos de 624 para 353 mortes violentas intencionais nesse período. E quando eu vou para a distribuição que vai terminar em torno de 385, 380 homicídios em Manaus, distribuído pela população, a taxa fica em 16.72, é a menor taxa de homicídio desde quando se começou a mensurar cientificamente homicídio em Manaus dos últimos 25 anos. Então, esse ano em Manaus, historicamente, é o ano mais seguro dos últimos 25 anos", afirma o secretário de Segurança, Vinicius Almeida.
Nos crimes contra o patrimônio, os resultados também foram significativos. Os roubos a ônibus, segundo o relatório, caíram 61% em todo o estado (827 para 325), enquanto os roubos de celulares tiveram queda de 30% (20.891 para 15.685).
"Existiam quadrilhas que roubavam ônibus, rotas, transeuntes e essas quadrilhas entregavam este telefone para uma segunda pessoa que era o atravessador. Esse atravessador colocava esse telefone em pontos comerciais, em lojas ou vendia em marketplace. Precisava então, com o trabalho de recuperação desse telefone, né, através do recupera fone, nós conseguimos identificar bem quem são esses locais que estão vendendo. Aí eu recupera fone é lá, prendia o proprietário, fechava aquele estabelecimento e através desse dessa investigação conjunta, a gente detectou quem era o intermediário. Então nós quebramos a cadeia completa do crime, desde a quadrilha que roubava, a quem fazia a intermedia intermediação e colocava no ponto de venda. Hoje a gente consegue prender a todos", complementa.
Os roubos de veículos recuaram 30%, passando de 790 para 551 registros. Houve ainda reduções nos roubos a residências (31%), pedestres (30%) e comércios (25%).
"Em 2011, o Amazonas registrou 5.975 veículos roubados, quando a frota era de menos de 500 mil carros. Naquele cenário, havia um veículo roubado para cada 1.200 automóveis. Atualmente, a frota dobrou e já passa de 1 milhão de veículos. Se a tendência de 2011 tivesse se mantido, o estado deveria registrar cerca de 12 mil roubos neste ano, mas a projeção é de apenas 538 casos. Em Manaus, a redução foi de 665 para 493 roubos, queda de 26%, com possibilidade de encerrar o ano com 538 registros. A taxa caiu de 1.200 para cada 100 mil veículos, para 55 por 100 mil", diz Vinicius.
No tocante ao tráfico de drogas no estado, a policia apreendeu 43,3 toneladas de drogas, 1.488 armas e cumpriu mais de 3.811 mandados de prisão, um aumento de 20% em relação ao ano de 2024.
"Isso é fruto de uma integração, de um trabalho, uma sinergia que existe entre as forças de segurança sempre em prol de buscar o melhor resultado para a sociedade e a polícia militar tem apresentado recordes em apreensões de arma de fogo, em apreensões de entorpecente, graças ao trabalho árduo dos nossos policiais que estão aqui representados por policiais da Rocam e da Força Tática", afirma o comandante Geral da polícia militar, coronel Klinger Araújo.
Para o secretário, os avanços foram possíveis por conta dos novos recursos como câmeras de reconhecimento facial, integração de sistemas de inteligência às viaturas, lanchas blindadas e a nova Base Arpão, que estando sendo utilizados pelas corporações.
"Você além do paredão na capital, tem as viaturas da Polícia Militar e da Polícia Civil agora que também ao passar por um carro ou moto roubada imediatamente alerta o policial que aquele veículo à frente é procurado por ter sido roubado aquele bem. Então esse é o sistema ajuda sobremaneira ao trabalho dos profissionais".
Veja também
ASSUNTOS: Policial