Compartilhe este texto

Membro de facção suspeito de dois homicídios matou vítima na frente do filho de 4 anos em Manaus

Por Portal Do Holanda

11/02/2026 12h15 — em
Policial


Armas apreendidas com o suspeito - Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

Manaus/AM - A polícia fez novas revelações sobre a prisão de Adiel Silva da Silva, suposto membro de uma facção envolvido em dois homicídios ocorridos em julho de 2025, nos bairros Compensa e Tarumã, zona Oeste de Manaus. Uma das vítimas foi morta na frente do filho de 4 anos, enquanto levava o menino para a creche.

Adiel é apontado como membro de uma organização criminosa responsável pela distribuição de drogas e armas na capital, além de execuções de desafetos. Ele teria participação comprovada nos homicídios de Silas Barbosa, morto em frente à própria casa, e de Márcio Nonato Alves de Jundiaí, assassinado dentro de um veículo enquanto levava o filho de 4 anos para a creche. 

Delegada Marília Campelo - Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

“O homicídio de Márcio Nonato Alves, em Jundiaí, ocorreu quando ele estava dentro de um EcoSport, acompanhado do filho de apenas 4 anos de idade. Márcio foi atingido por vários disparos de arma de fogo enquanto levava a criança para a creche. O menino ficou em estado de choque e chegou em casa ensanguentado, nos braços da mãe, após ter sido socorrido por pessoas que estavam próximas ao local”, explicou a delegada Marília Campelo.

As investigações indicam que a morte de Márcio estaria ligada a disputas do tráfico de drogas, enquanto Silas teria sido alvo por suspeita equivocada de envolvimento em denúncia de roubo de cargas. Segundo a polícia, Silas não teria envolvimento com o mundo do crime e era inocente.

"Silas, infelizmente, emprestou o nome dele para a compra de um caminhão em julho de 2025, junto a um antigo amigo, Anderson Pereira. A ideia era alugar o veículo e obter renda com esse negócio. No entanto, logo após a entrega do caminhão, que estava registrado em nome de Silas, o veículo acabou sendo envolvido em um crime de roubo de carga.Por estar vinculado como proprietário, Silas foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos. Acreditamos que a motivação para sua morte tenha sido justamente esse episódio, já que membros da facção criminosa podem ter suspeitado que ele tivesse feito a denúncia".

Foto: Jander Robson/Portal do Holanda"Silas Barbosa foi morto covardemente em frente à sua casa, onde funcionava um pequeno comércio da família. Ele estava sentado com parentes e amigos quando criminosos chegaram e efetuaram vários disparos. A vítima não teve qualquer possibilidade de defesa. Um vizinho também foi atingido, mas, felizmente, sem gravidade", afirma Marília.

Durante o cumprimento do mandado de prisão e busca em sua residência, foram apreendidas duas armas de fogo, carregadores alongados, munições, balaclavas e um artefato explosivo, que foi neutralizado pelo Grupamento Marte da Polícia Militar.

“Lá, as equipes, além de efetuar a prisão, apreenderam duas armas de fogo e munições que possivelmente foram utilizadas nos delitos. Também foi encontrado um material explosivo”, ressalta o delegado Ricardo Cunha.

Adiel responderá por homicídio qualificado, porte ilegal de arma de fogo e posse de artefato explosivo. A Polícia Civil afirma que ele pode estar envolvido em outros homicídios e que as investigações continuam.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial