Compartilhe este texto

Operação Curaretinga causa prejuízo milionário a garimpeiros na Amazônia

Por Portal Do Holanda

24/06/2025 12h06 — em
Policial


Foto: Divulgação/Exército Brasileiro

Manaus/AM-  O Exército Brasileiro, em conjunto com  a Polícia Federal e outros órgãos realiza a "Operação Curaretinga" para combater crimes de garimpo ilegal na região fronteiriça no Amazonas. A ação ocorre desde o último dia 16 de junho e já causou mais de R$ 1 milhão ao financiadores desse tipo de atividade criminosa.

Até o momento foram realizadas várias apreensões de ouro, equipamentos, entorpecentes e veículos. Os agentes também destruíram acampamentos utilizados pelos garimpeiros.

Foto: Divulgação/Exército BrasileiroNa região da Cabeça do Cachorro, no município de São Gabriel da Cachoeira, o 5º Batalhão de Infantaria de Selva (5º BIS) atuou em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Polícia Federal no Igarapé Tucano, dentro do Parque Nacional do Pico da Neblina. Na ação, foram apreendidas quantidades expressivas de ouro extraído de forma ilegal.

Foto: Divulgação/Exército Brasileiro

Já em Rondônia, no dia 21, o 5º Batalhão de Polícia Militar, com apoio do 6º BIS, realizou a apreensão de diversos equipamentos utilizados na mineração clandestina, como placas solares, motores, embarcações e baterias. O ICMBio também inutilizou geradores, barracões, mangueiras e maquinários encontrados na área.

Nos dias 20 e 21, tropas da 17ª Brigada de Infantaria de Selva intensificaram a fiscalização em um Posto de Bloqueio e Controle de Vias (PBCV), próximo a Porto Velho (RO). A ação resultou na apreensão de significativas quantidades de oxidado (droga derivada da cocaína), cocaína e maconha.Foto: Divulgação/Exército Brasileiro

No dia 22, as ações continuaram no ramal Pica-Pau, também em Rondônia, com o 6º BIS e órgãos de segurança pública. Foram apreendidas três motocicletas e uma motosserra, além da inutilização de dois tratores, um caminhão, galões de combustível, um barraco e cerca de 30 m³ de madeira da espécie castanheira. No mesmo dia, um novo PBCV instalado na região abordou centenas de veículos, reforçando o controle e a segurança da área.

Segundo o Exército, o prejuízo estimado às estruturas ligadas às atividades ilegais já ultrapassa R$ 1.023.155,00. A Operação Curaretinga continua e deve divulgar novos resultados em breve.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial