Lideranças de facção criminosa são transferidas de Coari para Manaus
Manaus/AM- A Polícia Militar em uma ação conjunta com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), transferiu quatro líderes de uma organização criminosa de Coari para Manaus. A operação tem como objetivo desarticular um esquema de comando do crime organizado que agia de dentro da Unidade Prisional de Coari.
Entre os transferidos estão Evenilson Ferreira Ferreira, conhecido como "Pato" ou "Mistério", e seu braço direito, Kaysoney Pena da Silva, vulgo "Neyzinho da Major Zeca", apontados como principais lideranças da facção na região. Também foram transferidos Warlesson de Castro Andrade, o "Mamão", e Erick André Rebelo Dias, o "Raridade".
Segundo o tenente-coronel Pedro Moreira, comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, a decisão foi tomada após a identificação de que os presos estavam usando celulares para dar ordens de ataque a grupos rivais em Coari, especialmente depois da morte de um de seus membros. A fragilidade da Unidade Prisional, que fica dentro da cidade, facilita o arremesso de celulares e outros materiais ilícitos para dentro do presídio.
Uma revista na Unidade Prisional resultou na apreensão de 56 celulares e diversas armas brancas, cortando a comunicação dos líderes com o mundo exterior.
O tenente-coronel Moreira destacou que a transferência para Manaus é um passo estratégico, já que as unidades prisionais da capital possuem um rigor maior na vistoria das celas, dificultando a entrada de aparelhos telefônicos e, consequentemente, a coordenação de crimes.
ASSUNTOS: Policial