Compartilhe este texto

Vestibular da UEA tem 64 mil inscritos

Por Portal Do Holanda

12/10/2012 4h22 — em
Amazonas



A UEA contabiliza este ano  64.472 candidatos inscritos para participar das provas do Vestibular, com acesso em 2013, e Sistema de Ingresso Seriado (SIS). Do total de candidatos, 1.379  tiveram a isenção do pagamento da taxa de inscrição para o Vestibular e 319 candidatos para o SIS, informa o site da instituição.


A UEA oferece para acesso em 2013, por meio de Vestibular, 3.569 vagas para cursos de graduação, sendo 1.675 delas para graduações realizadas em unidades de Manaus e 1.730 vagas destinadas aos cursos ofertados no interior do Estado. Há ainda 164 vagas destinadas a indígenas que não estão inseridas no somatório total das vagas ofertadas.

De acordo com o presidente da Comissão de Ingresso da UEA, André Luiz Tannus Dutra, são disponibilizados 30 cursos, sendo oito novos para este processo seletivo. “Os cursos visam atender à demanda de formação de profissionais qualificados em uma dada área do conhecimento, com vistas a alavancar o desenvolvimento de um município ou pólo”, destaca Dutra. Exemplo disso são os cursos de Tecnologia em Biotecnologia, Tecnologia Gestão Ambiental e Tecnologia de Produção Pesqueira que serão oferecidos, inicialmente em caráter especial, em municípios como Parintins, Tefé, Itacoatiara e Manaus.
“Outra novidade está na área de Engenharia que, a partir deste pleito, contará com a oferta regular do curso de Engenharia Naval”, esclarece.

Para o reitor da UEA, José Aldemir de Oliveira, a oferta de vagas para o interior do Estado fortalece a principal missão da UEA. “A oferta de Enfermagem em Parintins e Tecnologia em Gestão Ambiental em Tefé, por exemplo, prova a importância da criação dos novos cursos nessas localidades, levando a possibilidade de formação de qualidade, em nível superior, a esses municípios e proporcionando à Universidade o alcance de seu maior objetivo: a interiorização do conhecimento”, declara.

A aplicação das provas de conhecimentos gerais para o Vestibular acontece nos dias 10 e 11 de novembro. Para o SIS, a prova de Conhecimentos Gerais acontece no dia 12 de novembro de 2012. Em todos os casos a Comissão de Ingresso da UEA alerta para o fechamento dos portões que ocorrerá, impreterivelmente, às 12h50, horário local.

SIS - Desde o ano passado, a UEA conta com o Sistema de Ingresso Seriado (SIS) que avalia, com provas anuais, o aproveitamento dos estudantes em cada uma das três séries do Ensino Médio e classifica os alunos com melhor desempenho nessas provas, a exemplo dos processos seletivos seriados adotados em grande parte das universidades brasileiras.

Fonte: UEA

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, Manaus, VESTIBULAR UEA, Amazonas

+ Amazonas