Compartilhe este texto

MPF investiga suposta omissão do Estado do Amazonas no combate a biopirataria

Por Portal Do Holanda

21/09/2012 8h18 — em
Amazonas



O procurador da República, Leonardo Andrade Macedo, determinou a instauração de  inquérito civil público para apurar a falta de cooperação técnica do Estado do Amazonas na fiscalização sanitária  no controle na exportação de sementes in natura, de babaçu, jarina, açaí, jupati e paxiuba. A suposta omissão estaria favorecendo a biopirataria.

Para o procurador, a suposta falta de cooperação sanitária pode estar acarretando prejuízo para a segurança nas atividades de exportação dos produtos citados, facilitando a prática da "biopirataria".

Ele determinou que a Alfândega e à Vigilância Sanitária (Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Amazonas), possam em 10 dias prestar informações específicas a respeito do procedimento de controle adotado para garantir a segurança nas atividades de exportação dos produtos, inclusive quanto ao controle de pragas (insetos e outros), prevenindo a prática da biopirataria.

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: açaí, biopirataria, de babaçu, estado do amazonas, jarina, jupati, MPF-Am, paxiuba, Amazonas

+ Amazonas