Compartilhe este texto

Relatório de obras paralisadas do TCE Amazonas é entregue ao Sinduscon

Por Portal Do Holanda

08/08/2019 15h55 — em
Amazonas



Atendendo a uma solicitação da direção do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM), a conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Lins dos Santos, entregou, no início da tarde desta quinta-feira (08/08), o relatório com 80 obras paralisadas no Amazonas que totalizam um montante de R$ 836 milhões. 

Os números repassados à entidade foram divulgados em abril deste ano pela Diretoria de Controle Externo de Obras Públicas (Dicop) e entregues em um relatório nacional pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tenta destravar as paralisações em todo o País.

Segundo o presidente do Sinduscon, Frank Souza, a ideia da entidade é colaborar, com o apoio às empresas, para que as obras sejam retomadas imediatamente e gere empregos. “O TCE fez um trabalho muito bom em relação a esse levantamento. Colocamo-nos à disposição para ajudar a destravar essas obras paralisadas, movimentando, assim, a economia. Queremos tratar o problema na base, para que não aconteça mais”, comentou.

Aos membros do Sinduscon, a conselheira Yara Lins dos Santos informou que o trabalho de fiscalização do TCE-AM em obras em andamento continua. Hoje mesmo, segundo ela, engenheiros do Tribunal estavam acompanhando as obras do viaduto da Constantino Nery e nas obras de pavimentação na rodovia AM-070, como parte da fiscalização concomitante implantada por ela no início do ano passado.

Levantamento

O diagnóstico realizado pelo TCE-AM apontou que no Amazonas as 80 obras estão suspensas por entraves judiciais ou paralisadas. O mapeamento, que busca soluções junto aos órgãos competentes para os possíveis desentraves, é fruto de uma ação nacional do Comitê Interinstitucional de Diagnóstico de Grandes Obras Suspensas e Paralisadas, coordenado pelo CNJ e a Atricon, com o apoio do Tribunal de Contas da União (TCU) e dos Tribunais de Contas.

Um balanço preliminar do TCU, divulgado em 2018, apontou para a interrupção de 14,4 mil contratos em todo o país em um valor aproximado de R$ 144 bilhões.

Foto: Divulgação/TCE AM


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: entrave burocrático, obras paralisadas, Sinduscon, TCE AM, Amazonas

+ Amazonas