'Queremos de pé o Bosque da Ciência', afirma prefeito de Manaus

Por Portal do Holanda

25/07/2019 10h15 — em Amazonas

O Bosque da Ciência, espaço de visitação pública do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), voltou a funcionar no sábado (13) após fechamento temporário de quatro dias. A reabertura foi marcada simbolicamente pela assinatura de um termo de cooperação técnica com a Prefeitura de Manaus, com vigência de três meses, podendo ser renovável.

Pela parceria, a Prefeitura vai disponibilizar 20 estagiários remunerados e outros 46 bolsistas do programa Bolsa Universidade para atuar no receptivo de visitantes, já que o bosque dispõe de quantitativo reduzido de servidores. O município também vai custear um estudo de viabilidade econômica com vistas à eventual terceirização de alguns serviços do bosque, além de ampliar a iluminação do Inpa.

O Instituto atuará na capacitação dos estagiários e continuará oferecendo com o bosque um espaço dedicado à popularização da ciência, educação ambiental, cultura e que há tempos entrou na rota turística de Manaus. O bosque funciona há 24 anos e por ano recebe, em média, cerca de 100 mil visitantes, mais de 70% de forma gratuita.

Importância da parceria

Para a diretora do Inpa, Antonia Franco, é extremamente importante para as instituições ter parcerias e o apoio local como o da Prefeitura. “Nós estamos em Manaus, nessa cidade linda, e por que não alguém se sensibilizar por algo que é feito e transferido para a própria população principalmente? Temos aqui uma circulação de pessoas muito intensa, então realmente é importante um político estar sensibilizado para ajudar a sua própria região e estrutura local”, agradeceu Franco.

De acordo o prefeito Arthur Virgílio Neto, o termo poderá ser renovável pelo tempo que precisar. “Enquanto eu for prefeito queremos de pé o Bosque da Ciência. Ele é bom para estudantes, turistas, estudiosos e pesquisadores. Ele faz parte desse grande manancial de sabedoria que é o Inpa”, disse o prefeito destacando a necessidade de o Instituto receber reforço no orçamento.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas


03/03/2021

Retratação